Saúde combate obesidade em projeto com servidores

10/04/2017 15:54:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

Desembalar menos e descascar mais são as soluções apontadas pelo guia alimentar para quem quer se manter saudável

Com base na linha de cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade, a Prefeitura de Macaé mantém um projeto exclusivo para esses pacientes. A equipe da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde (Catan) mantém, desde dezembro de 2016, um projeto focado em servidores do município, o "100 dias para mudar".

A atividade consta em pesagem e medição dos servidores, além de identificação do índice de gordura corporal, seguidos de uma palestra, com nutricionista da rede, sobre a importância e a necessidade de se alimentar bem e com consciência, a fim de evitar o excesso de peso e suas consequências na saúde. Orientações sobre melhorar a alimentação são entregues a cada participante. Após 50 dias, a equipe de nutrição retorna ao setor para acompanhar a evolução e, após mais 50 dias, o projeto se encerra e se avalia as mudanças sadias na alimentação.

Um levantamento realizado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) mostra o panorama do estado nutricional da população de Macaé, atendida pelo SUS em 2016. O excesso de peso (sobrepeso e obesidade) é observado em todas as faixas etárias do município, e na população de adultos, idosos e gestantes, o excesso de peso supera a eutrofia - nutrição de boa qualidade. No ano de 2016 foram acompanhadas pelo SISVAN WEB quase nove mil pessoas.

Responsável pelo Projeto Nutrição Itinerante, a nutricionista Lílian Scherrer explica que a atividade teve início com profissionais da saúde, por eles serem responsáveis por replicar o assunto nas comunidades e direcionar pacientes às unidades de atendimento.

- E onde vamos, sempre percebemos que há sobrepeso e obesidade. Não há necessidade de uma mudança radical de um dia para o outro. Toda redução de alimentos sem nutrientes e com gorduras más e conservantes é válida. A mudança é gradativa. Quanto menos se consome, mais sensibilidade passamos a ter. É só lembrar que é preciso evitar os produtos alimentícios que são embalados, ou seja, industrializados - observa.

A nutricionista, adepta da linha "comida de verdade", explica é preciso descascar mais e desembalar menos, ou seja: evitar os alimentos em embalagens e preferir os frescos. "Os alimentos e seus nutrientes são importantes para os cuidados. Desde 2014 estamos na luta contra o consumo de alimentos ultraprocessados, que, segundo o guia alimentar para a população, do Ministério da Saúde, acaba sendo tudo que a gente come e vem embalado: suco, achocolatado e leite de caixinha, salgadinhos de pacote, sopas e temperos em pacote", acrescenta.

O projeto tem sido levado, a princípio, a setores da Saúde, mas é voltado a todas as áreas da administração pública municipal. Os interessados em receber o “100 dias para mudar” podem fazer contato com a coordenadoria do Catan e agendar a melhor data. O telefone é: (22) 2759-1024.


Fotos Relacionadas