Saúde comemora Dia Mundial da Enfermagem

11/05/2017 14:45:00 - Jornalista: Liliane Barboza e Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

O cuidado com as pessoas é a principal missão do enfermeiro

Para comemorar o Dia Mundial da Enfermagem, 12 de maio, profissionais da Casa do Curativo realizaram uma confraternização de acolhimento com todos os profissionais, nesta quinta-feira (11). Cuidar e garantir o restabelecimento da saúde dos pacientes são missões desses profissionais.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Adjunta de Atenção Básica, Carla Corga, as homenagens acontecem em várias unidades de saúde do município. "O dia 12 de maio é uma homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem no mundo. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, acontecerá a Semana da Enfermagem", informou.

Ela explicou ainda que o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade.

- O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem (nível médio), trabalhando em conjunto com o enfermeiro (nível superior), entretanto com funções distintas, possuindo qualificações específicas - explicou, acrescentado que na Atenção Básica trabalham 145 enfermeiros, 292 técnicos de enfermagem e 176 auxiliares.

Profissional essencial no cuidado - A coordenadora de enfermagem na Casa do Curativo, Michelle Barbosa Almeida, diz que a atuação de auxiliares e técnicos é fundamental para a organização das unidades de saúde. "São eles que organizam as salas, esterilizam os equipamentos, enfim, está mais perto do paciente e vendo sua recuperação", ressaltou.

Para a enfermeira Marilande Ribeiro, que atua na profissão há 25 anos, o mais importante para o profissional é estar comprometido com a saúde das pessoas. "Atualmente estamos atuando em vários locais, na área da educação, hospitais, empresas, temos um amplo mercado de trabalho, mas, a principal missão é o cuidado com as pessoas", destacou.

A aposentada Vilma Francisca de Souza, que faz tratamento na Casa do Curativo, destaca que o cuidado desses profissionais é fundamental para sua recuperação. "É uma bênção ter essas pessoas cuidando de mim. Todos são nota mil. Parabéns pelo seu dia", disse.

Atuação ampla - Em muitas unidades de saúde, o enfermeiro realiza consultas de enfermagem individuais, como em ginecologia, o que aumentou o número de coleta de preventivos; em obstetrícia, realizando o pré-natal em gestante de baixo risco; aconselhamento em DST/AIDS; palestras nas unidades, promovendo a saúde de vários grupos como crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos, entre outros. Ele também pode solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolo estabelecido nos programas do Ministério da Saúde, e nas disposições legais da profissão.

Hoje, os enfermeiros atuam em empresas farmacêuticas e de Home Care (atendimento domiciliar), promovendo a saúde de trabalhadores de empresas de grande porte, participando ativamente da gestão de unidades de saúde.


Fotos Relacionadas