Saúde intensifica controle de roedores e pernilongos nas áreas inundadas

22/06/2005 15:24:01 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), através da Divisão de Zoonoses da Coordenação de Saúde Coletiva, realizou na manhã desta quarta-feira, o mapeamento das áreas críticas, atingidas pelos fortes ventos da última segunda-feira. Entre as ações da Semusa, serão intensificados os trabalhos de controle de roedores e pernilongos.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida, e a gerente da divisão de zoonoses, Cristina Pereira, estiveram na unidade do PSF do Lagomar para que a equipe auxilie no mapeamento.

Laila alertou à população que evite o contato com as águas empoçadas, pois elas podem transmitir doenças, inclusive a leptospirose que é transmitida pela urina do rato.

A gerente da Divisão de Zoonoses lembra que realiza de forma sistemática o controle de roedores na área. “Vamos implementar ações em pontos estratégicos como nas margens de valões, nas casas próximas e nos terrenos baldios onde ficam as tocas dos ratos”, disse.

Os trabalhos terão início nesta quinta-feira onde serão utilizadas iscas parafinadas próprias para meios externos. “Estamos evitando o surgimento de doenças provenientes do contato do homem com os roedores”, contou. Além do bairro Lagomar, a equipe da Semusa também esteve na Nova Esperança e nas Águas Maravilhosas.