Saúde na luta contra o tabagismo

31/05/2005 17:55:10 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Depois de 38 anos como fumante, a funcionária pública Célia Florido de 58 anos, completou nesta terça-feira (31) seu 23º dia sem fumar, data em que foi comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. O Hospital Público Municipal (HPM) Dr. Fernando Pereira da Silva e a Fundação de Ação Social (FAS) de Macaé, através do Programa de Orientação e Recuperação e Toxicômanos (Porto), realizaram diversas atividades durante todo o dia.

Na parte da manhã, os funcionários e pacientes do HPM assistiram uma esquete teatral, apresentado pelo Grupo de Teatro em Saúde da Secretaria de Saúde e vídeos educativos falando sobre os malefícios do cigarro. A programação continuou à tarde na Praça Washington Luiz, com a equipe do Porto e do HPM, fazendo distribuição de folhetos explicativos e orientando a população.

A funcionária pública disse que o principal motivo que a levou deixar o cigarro foi uma melhor qualidade de vida. “Hoje uma das coisas que mais estou gostando é curtir o meu perfume e caminhar com menos dificuldade. A dependência do cigarro é uma escravidão. Passei 38 anos tentando parar de fumar sem sucesso, mas agora com força de vontade e muita perseverança eu consegui”, disse.

Tabagismo – Segundo a presidente da Comissão de Controle do Tabagismo do HPM, Claúdia Magaldi, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo mundo.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. O tema escolhido este ano pela OMS foi “A Saúde no Controle do Tabaco”, voltado para a importância do papel dos profissionais de saúde no controle da epidemia tabagística no mundo.

Claúdia acrescenta que a OMS reconhece a influência que os profissionais de saúde tem sobre o comportamento de grande parte da população, aconselhando e orientando as pessoas sobre as conseqüências do tabagismo na saúde do tabagista e de sua família.

Cigarro – O cigarro, charuto e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Na fumaça do cigarro são encontradas cerca de 4.700 substâncias tóxicas diferentes que poluem o ar e causam doenças mesmo nas pessoas que não fumam.