Saúde promove oficina de trabalho para agentes comunitários

16/05/2005 12:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira


A Secretaria de Saúde de Macaé através da Coordenação do Programa Saúde da Família (PSF), realizará entre os dias 14 e 15 de junho a primeira Oficina de Trabalho com os Agentes Comunitários de Saúde, no auditório do Paço Municipal.

Segundo a coordenadora do PSF, Ana Cristina Machado, a Oficina tem como objetivo propiciar uma discussão sobre o papel dos agentes e a importância do seu trabalho nas comunidades. “Estamos implementando um processo de educação permanente, visando estimular os profissionais de saúde para construção de ações eficazes”, disse.

Ana Cristina acrescenta que a prioridade do Programa é garantir um atendimento que tenha resolutividade com qualidade na assistência, respeitando as medidas preconizadas pela Política Nacional de Saúde. “O diferencial do PSF é a atuação das equipes multiprofissionais, desenvolvendo ações preventivas em cada comunidade, facilitando o acesso da população aos diversos serviços de saúde”, falou.

PSF Macaé - A estratégia do PSF Macaé preconiza uma equipe composta por médico, enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, odontólogo, atendente de consultório dentário e agentes comunitários de saúde, que através da territorialização e cadastramento da comunidade envolvida, traçam o perfil epidemiológico para posterior planejamento estratégico situacional e execução das ações de saúde.

Atualmente o município conta com 26 equipes de Saúde da Família e dois de Agentes Comunitários de Saúde, com 156 agentes, abrangendo 73.324 habitantes, o que corresponde a 52% da população, sendo 100% de cobertura da zona rural e periferia.