Saúde realiza projetos visando melhoria do meio ambiente

12/07/2005 14:21:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dada a complexidade do manejo dos resíduos de serviços de saúde, o Hospital Público Municipal (HPM) Dr. Fernando Pereira da Silva, em Macaé, vem realizando vários projetos específicos nessa área. Um dos projetos contempla a coleta seletiva dos resíduos comuns, passíveis de reciclagem provenientes das áreas não críticas (recepção, administração, entre outros), onde é feito, com esses resíduos uma permuta com empresas licenciadas em produtos (eletrodomésticos, cama, mesa, banho, entre outros) que são sorteados aos funcionários da instituição.

Segundo coordenadora do setor de coleta de resíduos, a bióloga Vânia Mattos, o projeto visa proporcionar a melhoria da consciência ambiental e social dos profissionais. Ela afirma que todos os procedimentos atendem as exigências da Resolução RDC 306 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Conama 358, Associação de Normas Técnicas – ABNT e Leis Ambientais.

Vânia ressalta que os profissionais envolvidos direta e indiretamente com o gerenciamento são orientados permanentemente e seguem rotinas estabelecidas. “Eles sabem diferenciar os tipos de resíduos e atuam de forma segura, evitando risco de acidentes”.

Cuidados - Vânia explica que o lixo hospitalar do HPM recebe os cuidados, através do gerenciamento que envolve a segregação (separação dos resíduos no momento e local de sua geração de acordo com suas características), acondicionamento (consiste em embalar os resíduos segregados em sacos ou recipientes adequados), transporte interno e externo, coleta interna e externa, armazenamento temporário e externo e disposição final.

Para permitir a segregação correta e para que os resíduos tenham um destino considerado ideal, beneficiando a saúde pública e o meio ambiente os coletores dos setores e carrinhos de coleta (contêiner) são identificados.