Secreatria de Agricultura recebe superintendente do Incra/RJ

23/02/2005 17:00:05 - Jornalista:

O secretário Municipal de Agricultura Abastecimento e Pesca, Chico Machado, recebeu terça-feira, 22/02, a visita do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Claudir Furtado da Rocha. O encontro serviu para tratar de assuntos referentes aos assentamentos da Fazenda Bem-Dizia na Bicuda Grande, Imburo e Cabiúnas. Este último entre Macaé e Carapebus.

Do encontro resultaram várias diretrizes conjuntas.“Esta foi uma reunião preliminar para discutirmos problemas de interesse comum e celebrar convênio com a prefeitura de Macaé, através da secretaria Agricultura, para adicionar mais qualidade de vida aos assentados e tomar outras medidas , visando o desenvolvimento sustentado”, afirmou Claudir Furtado, que reconheceu a necessidade do Incra se unir à prefeitura para cuidarem das questões do meio-ambiente, criação de gado e produção agrícola”.

Chico Machado falou da importância da visita do superintendente. “Sendo o Incra o órgão do governo federal que trata da reforma agrária, é importante a visita do dr. Claudir, para firmarmos parceria, visando ao desenvolvimento na área rural com saneamento, saúde e educação”. O secretário reafirmou o compromisso da Prefitura com os que querem trabalhar. “Estes receberão apoio técnico com equipamentos, veterinários e engenheiros agrônomos”. O secretário advertiu os aproveitadores. “Não vamos tolerar os que querem transformar os assentamentos em mercadoria”.

Durante visita à sede da Fazenda Bem-Dizia, área com 54 famílias assentadas, Claudir Furtado sentiu os problemas que eles enfrentam, para desenvolver suas atividades agropecuárias. Ficou confirmada sua volta a Macaé, daqui a 30 dias, para discussão dos estudos que serão realizados nos próximos dias entre os técnicos agrícolas da Secretaria e do Incra/RJ.

Participaram também do encontro o vereador Maxwell Vaz; o subsecretário Municipal de Agricultura, Luiz César Martins; o gestor do Fundo Municipal de Assistência aos Animais, Élcio Pontes e servidores da Secretaria – biólogos, médicos veterinários e técnicos agrícolas.