Secretaria de Educação envia três bandas para o XII Concurso de Bandas Marciais e Fanfarras de Cachoeiras de Macacu

25/05/2005 17:12:30 - Jornalista: César Dussac

Três escolas de Macaé vão participar do XII Concurso de Bandas Marciais e Fanfarras de Cachoeiras de Macacu no próximo fim-de-semana. O CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, do Aeroporto, concorre sábado (28) e o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, do Miramar, se apresenta domingo (29), dia também reservado à Escola Municipal da Aroeira. A Secretaria de Educação disponibilizou dois ônibus com mala para cada banda.

A Banda de Tambores Oscar Cordeiro tem 90 componentes. Foi fundada em 1999, com o objetivo de levar a música aos jovens do Parque Aeroporto. O maestro Anderson Barbosa, à frente da banda até hoje, selecionou os componentes de 1997 a 2001. Já em 2003, o grupo tirou o primeiro lugar no XI Campeonato Nacional, realizado em Taubaté-SP, na categoria Corpo Musical, e também foi a campeã na categoria Corpo Coreográfico, trabalho da coreógrafa Quelen Vitorino.

Em Itapemirim-ES, em 2004, conquistou o primeiro lugar na categoria Tambores, terceiro lugar em Regente Geral e terceiro lugar em Regente-Mor Geral, na figura de Allan Phelipe Sartori. Sua partida está programada para 07hs de sábado. A Secretaria destinou à banda dois ônibus com mala.

A Corporação Musical Ancyra Gonçalves Pimentel – COMASP - é uma banda de tambores com 60 componentes. Foi fundada em 2002 por sua atual diretora, Professora Elza Maria Machado Gomes. Igor José de Azevedo e Luiz Carlos Pereira da Silva são seus maestros; Rafael é o coreógrafo, responsável pela comissão de frente. Em 2004, foi campeã estadual em Valença-RJ; em Miguel Pereira-RJ ficou em segundo lugar no cômputo geral, foi primeira colocada em comunicação com o público e terceiro lugar em maestro.

No mesmo ano, no campeonato de Paracambi, ficou em primeiro lugar em banda, segundo lugar em baliza e primeiro em maestro. Em Porto Real-RJ, último concurso de que participou ano passado, ganhou o primeiro lugar em maestro, o segundo em banda e baliza e o terceiro em comissão de frente. Participou na quarta-feira (25) do sétimo aniversário da Guarda Municipal de Macaé.

A Corporação Musical Aroeira – COMAR, pertencente à Escola Municipal da Aroeira, tem 60 componentes. Seu maestro é Vagner de Oliveira Malheiros; o coreógrafo é Rodrigo Fontes da Silva. Fundada em 2004, conseguiu o primeiro lugar em Banda Corpo Coreográfico e Regente –Mor no concurso estadual de Valença-RJ; em Paracambi, ficou em segundo lugar em banda.