Secretaria Municipal de Educação debate inclusão racial nos currículos escolares

28/03/2005 13:34:49 - Jornalista:

A Secretaria Municipal de Educação realiza o seminário “A Lei de Diretrizes e Bases, questão racial e os desafios da formação docente no ensino básico. Debatendo a inclusão racial nos currículos escolares” na próxima sexta-feira, dia 1º de abril, no auditório da FUNEMAC, a partir das 08h30min. Doutora em Educação e professora da UFRJ, Ana Canem, falará sobre Multiculturalismo e Formação Docente. A palestra da doutoranda em Educação e professora da Estácio de Sá, Azoilda Trindade, será sobre Educação Infantil, Questão Racial e Diversidades Culturais.

A secretária Municipal de Educação, Milmar Pinheiro, fala da importância do seminário. “A Lei 10.639/03 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nas Unidades Escolares. A partir daí, houve a necessidade de promover uma ampla discussão entre os profissionais da educação sobre a introdução desses temas no currículo da rede municipal de ensino. O seminário vem ao encontro desta necessidade, além de contribuir para o resgate de nossas raízes históricas”, explicou.

Segundo Milmar Pinheiro, será necessário capacitar os profissionais da educação para garantir a inserção dessas matérias no currículo.“A partir da realização desse seminário, pretendemos discutir em âmbito menor a viabilização dessa exigência. Para atender à demanda, a Secretaria Municipal de Educação estabelecerá parcerias com órgãos e instituições públicas ou privadas, que já desenvolvam trabalhos nessa área”, acrescentou.

A organização do seminário está a cargo da Coordenadoria de Educação Especial Casa da Educação/Programa de Inclusão Escolar.