Secretaria Municipal de Educação passa a servir café da manhã nas escolas

31/03/2005 19:21:07 - Jornalista: César Dussac

A Secretaria Municipal de Educação está implantando o café da manhã em todas as escolas da rede municipal de ensino. Café, leite com sabor, pão com manteiga e biscoito são os componentes. Ainda em fase de pesquisa da preferência dos alunos, o leite é servido em sabores diversos. Para o lanche da tarde das crianças das creches, a Secretaria adquire o leite de saquinho, sem sabor, que utiliza na confecção de mingaus com sabores diferentes.

Como ingredientes do almoço e do jantar, entram legumes e verduras, que acompanham a mistura, geralmente o feijão com arroz ou massa e carnes brancas – peixe ou frango – e vermelha. As frutas de sobremesa completam os cardápios escolares, organizados por nutricionista. A secretária Municipal de Educação, Milmar Pinheiro, explica que somente a partir da terceira semana deste mês foram definidos os fornecedores do COPA, que distribui os alimentos às escolas, com base em licitações em que se levou em conta qualidade, preço, pontualidade na entrega, um processo demorado para se ajustar às necessidades da Secretaria.

Há escolas municipais como a Maria Letícia Santos de Carvalho, no Novo Cavaleiros, em que os alunos saem muito cedo de casa, vindo de bairros distantes como Lagomar, transportados por ônibus que servem à escola em vários horários. Dependendo das atividades, os alunos fazem até mais de uma refeição na escola – almoçam duas vezes, além do café da manhã. No Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, localizado no Bairro Miramar, embora esteja mais próximo das residências dos alunos, os cuidados com a alimentação tanto dos alunos do ensino fundamental – 1ª à 8ª séries – quanto do EJA – Educação de Jovens e Adultos – os cuidados são os mesmos.