Secretaria Municipal de Obras limpa canal dos Jesuítas

12/01/2005 18:03:07 - Jornalista:

A Secretaria Municipal de Obras iniciou nesta 4ª feira, 12 de fevereiro, o trabalho de limpeza e desobstrução do canal dos Jesuítas, de 1520 metros de extensão, paralelo à Avenida Fábio Franco, nos bairros do Visconde e Miramar. “Macaé só dispõe de dois canais para recolher as águas das galerias pluviais e o esgotamento sanitário. O dos Jesuítas deságua no rio Macaé, enquanto o valão do Forte capta o produto dos outros bairros como Centro, Cajueiros, Imbetiba, e despeja no mar”, explicou o engenheiro Paulo Emílio Azevedo, diretor da empresa contratada pela Prefeitura para a execução do serviço.

Segundo Paulo Emílio, o trabalho no Jesuítas estará concluído em 20 dias. “Estamos utilizando duas potentes escavadeiras hidráulicas; uma Caterpilar 320-C numa extremidade do canal e uma 312 BL na outra ponta, além de dois caminhões. Já retiramos vários objetos, incluindo uma bicicleta, que a polícia vai levar, porque é alvo da cobiça de várias pessoas, que atrapalham o bom andamento do trabalho”, observou. O mais difícil e demorado é a desobstrução junto à linha férrea. “Para sua realização, o secretário de Obras tem de se comunicar com a direção da ferrovia, para estabelecer horários livres do tráfego de trens”, acentuou o engenheiro.

O trabalho de prevenção a enchentes e desobstrução de redes coletoras tem merecido toda a atenção da Prefeitura, evitando-se catástrofes durante e após temporais. O secretário Tadeu Campos está atento a esse período de chuvas mais intensas e faz uma importante observação e pede a cooperação da população. “Utensílios domésticos como fogões velhos e outros objetos impedem o livre curso das águas, o que certamente prejudica a própria população, causando as indesejáveis enchentes. Peço que a população colabore com a Prefeitura no esforço de trazer o bem-estar a todos”, concluiu.