Secretaria volta a emitir carteira de trabalho

31/03/2015 09:13:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles

Foto: João Barreto

A Secretaria de Trabalho e Renda funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda voltou a emitir a carteira de trabalho, em primeira e segunda vias. O retorno do serviço foi possível após a renovação do convênio entre a Prefeitura de Macaé com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes, a parceria foi reativada depois da transição de metodologia de confecção do documento. "Antes a carteira era feita de forma manual, mas agora é informatizada, o que gera mais segurança para o trabalhador", esclareceu.

O atendimento é feito através de agendamento na página da secretaria no portal da prefeitura de Macaé (o endereço é www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda). É necessário preencher todos os campos solicitados, escolher a data e verificar os documentos que são necessários.

Para a primeira via é preciso levar originais de Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cédula de Identidade (RG), ou Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento, ou Certificado de Reservista ou Carteira da OAB ou do Crea; duas fotos 3x4; e comprovante de residência com o CEP - a carteira de habilitação não é aceita como documento de identificação.

Para a segunda via solicita-se todos os itens da primeira via além da carteira de trabalho anterior em caso de inutilização ou continuação; boletim de ocorrência em caso de perda, roubo ou furto; e documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior (carteira de trabalho, ou extrato do FGTS ou rescisão do contrato de trabalho).

O retorno da emissão da carteira foi possível graças a uma parceria entre órgãos municipais. "Esse é um trabalho conjunto das secretarias de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico", disse Alexandre Fernandes.

A Secretaria de Trabalho e Renda funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro. Os telefones são (22) 2796-1255 e 2796-1226. "Minha expectativa é trabalhar como jovem aprendiz", afirma a jovem Luany Barros, de 16 anos, que procurou o local esta semana para confeccionar a carteira de trabalho.