Secretários vão à Argentina conhecer benefícios do governo eletrônico

22/03/2005 12:12:15 - Jornalista:

Os secretários municipais de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Castanhola Gurgel, e de Ciências e Tecnologia, Guilherme Jordan, participam de uma caravana com outros integrantes da Prefeitura de Macaé que embarcaram nesta segunda-feira (dia 21), para a província de San Luis, na Argentina. Os secretários estão conhecendo o sistema de governo eletrônico e os benefícios do programa de inclusão digital da província.

“O governo eletrônico tem um papel fundamental na nova economia. Os processos digitalizados melhoram notavelmente a eficiência e, sobretudo, permite poupar milhares de milhões aos países”, explicou Alexandre Gurgel.

O convite partiu da ministra do Progresso da Argentina, Gilda Liliana Bartolucci, e do governador Alberto José Rodrigues Sá. “Eles vão nos mostrar a eficiência do programa que a experiência de quatro anos adquirida desde que o sistema de Governo Eletrônico foi implantado, é extremamente positiva”, disse Gurgel.

De acordo com Guilherme Jordan, a atual conjuntura é propícia para o desenvolvimento argentino se levam adiante políticas inteligentes que incentivem a economia digital. O país conta com características que lhe garantem um grande diferencial competitivo: população adulta com nove anos de educação formal, atitude crítica e um desenvolvimento incipiente da cultura da informação.

Segundo a ministra, a inclusão digital voltada para a educação e para a inclusão social proporcionou vários benefícios na velocidade de informação e no desenvolvimento na gestão pública Argentina. “Iremos analisar os vários aspectos para desenvolvermos um projeto semelhante dentro da realidade de Macaé”, ressaltou Guilherme Jordan.

A viagem faz parte do projeto similar de implantação de tecnologia de Governo Eletrônico, que integrará o trabalho de todas as secretarias municipais, padronizando e facilitando o trabalho como um todo.

O governo eletrônico tem um papel central na nova economia. Por um lado, deveria promover a reengenharia na atribuição de funções, de organismos e na provisão de novos e melhores serviços. Se todas as compras de materiais se fizessem por esta via, o Estado economizaria bilhões por ano. Quando se implementa um sistema eletrônico de compras, se elimina grande parte da corrupção, já que se fixam preços máximos que impedem compras a valores fora do mercado.

A Argentina também está se lançando pelo caminho da nova economia e são variados os pólos tecnológicos postos em marcha. Excelentes empreendimentos para compartilhar experiências e avançar na construção com resultados não só para as balanças comerciais senão também em benefício das populações em sua inserção regional.

A equipe da prefeitura ficará até o dia 23 em San Luis, quando visitará a fábrica de sofware, o Centro de Operações, a Central de Polícia, o sistema de monitoramento (segurança) do município, de arrecadação tributária, de geoprocessamento, o acesso aos serviços públicos e a integração da administração em todos os setores.