Segunda fase da Olimpíada de Matemática acontece neste sábado

14/09/2018 11:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Em 2017, a educação de Macaé conquistou uma medalha de prata, seis de bronze e 27 menções honrosas

A segunda fase da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontece neste sábado (15), às 14h30, em 20 escolas municipais, do sexto ao nono ano. Também participarão alunos de turmas do Ensino Médio como Colégio Aplicação (CAp), Sana e Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro).

A prova será aplicada ainda em escolas estaduais, federais e privadas. A avaliação será discursiva e terá caráter classificatório. Para a segunda etapa, a coordenação da Obmep selecionou 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação. No ano letivo de 2017, a educação de Macaé conquistou uma medalha de prata, seis de bronze e 27 menções honrosas.

A olimpíada tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática e identificar talentos na área, além de incentivar o ingresso dos estudantes nas áreas científica e tecnológica. Os alunos participantes da Obmep-2018 são divididos em três níveis de acordo com o grau de escolaridade: nível um são os que estudam no sexto e no sétimo ano; nível dois são estudantes do oitavo e nono ano e nível três são os matriculados em qualquer ano do Ensino Médio.

Segundo a coordenadora de Matemática (sexto ao nono ano), Vanessa Arenari, a Obmep também tem como propostas contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento dos professores de escolas públicas e promover a difusão da cultura da Matemática.

Alunos de Macaé são destaque em Matemática

Os destaques de 2017 da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foram: João Henrique Mendes da Costa (medalha de prata) da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira e os medalhistas de bronze Nayra Marques de Souza (Polivalente Anísio Teixeira) e Larissa Machado da Silva. Outros medalhistas de bronze são Anna Lyvia Mendonça Freiman (Colégio Municipal Sana), Everson Miranda Martinez (Olga Benário Prestes) e Jhulie da Costa Januário (Colégio Municipal Dr Cláudio Moacyr de Azevedo.

Além disso, o Colégio Municipal Sana e o professor Uilson Franco Marinho (Polivalente Anísio Teixeira) receberam uma premiação especial.

Os vencedores deste ano serão indicados no programa Obmep na Escola 2019 e os destaques vão receber um diploma de homenagem e um livro de apoio à Formação Matemática. Escolas públicas, secretarias de Educação e professores serão premiados.

Aplicativo 'Desafios da Matemática' ajuda alunos

Professores e alunos contam com o aplicativo "Desafios da Matemática", ferramenta criada para comemorar o Biênio da Matemática 2017-2018 e trabalhar os problemas junto aos alunos.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas -OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.