Semana das Águas começa com mutirão de limpeza no Barreto

16/03/2018 12:19:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Ação contou com a participação de alunos do Nupem/UFRJ

Estudantes do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) e a Associação de Moradores do São José do Barreto participaram, na manhã desta sexta-feira (16), de uma ação de limpeza na praia do Barreto. A programação faz parte da "Semana das Águas". As atividades prosseguirão até o dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água.

De acordo com a subsecretária de Meio Ambiente, Lívia Souza, a limpeza da praia do Barreto também integra a semana de recepção dos calouros do Nupem/UFRJ. "É um momento em que eles têm de interagir dentro da comunidade onde está inserida a universidade. Eles têm a oportunidade de vivenciar o impacto que o lixo traz para a vida das pessoas", ressaltou.

Ela acrescentou, ainda, que todo o lixo coletado pelos estudantes será recolhido pelas equipes da Secretaria de Limpeza Pública e descartado no aterro municipal. Após a limpeza na praia do Barreto, os jovens participaram de plantio de mudas nativas e aula de ioga, na Associação de Moradores do Barreto.

Para o presidente da associação dos moradores, Jorge Luiz Almeida (o Teco), a atividade serve para incentivar quem mora no bairro a conservar o meio ambiente onde vivem.

- A ação de hoje contou também com a participação dos alunos da Escolinha de Futebol do Barreto e esse trabalho é muito importante. Procuramos sempre desenvolver a consciência ambiental - disse.

O professor de Zoologia, Vinícius Albano, destaca que a importância dos alunos interagirem com a comunidade onde eles estão inseridos.

- Eles têm a oportunidade de vivenciar a prática fora da universidade e ver de perto as questões ambientais, principalmente sobre o lixo que pode afetar o ecossistema marinho. Temos outros projetos nesse sentido como, por exemplo, o plantio de mudas - destacou.

O aluno de biologia, Thiago Assis, disse que é a segunda vez que participa do mutirão e, para ele, é importante que cada pessoa possa ter essa consciência ambiental. "É impressionante o impacto que o lixo pode trazer para a comunidade. Como estudante de biologia, tento ajudar o máximo que posso para que possamos ter um meio ambiente preservado", concluiu.

Além dessa ação, está previsto também um minicurso de fotografia que será realizado neste sábado (17) e domingo (18), no Parque do Barreto.

Já na quinta-feira (22), a base da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, no Sana, receberá a palestra 'Água - A fonte da vida', ministrada pela gestora ambiental Ariane Gomes Poubel. Alunos da rede pública do distrito participarão ainda de concurso para elaborar a melhor frase sobre a importância de conservar a água.


Fotos Relacionadas