Semana Interna de Prevenção de Acidentes continua nesta quarta

04/09/2018 16:11:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Na quarta-feira o evento migra para o Centro Integrado de Administração da Saúde

A abertura da décima sétima Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), da Prefeitura de Macaé, aconteceu na manhã desta terça-feira (4), no paço municipal. O objetivo do evento é debater e conhecer as causas mais comuns de acidentes de trabalho e como prevenir e evitar. Nesta quarta-feira (5), a programação prossegue no Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), na Rua Darcílio Possati, 134. O evento termina na quinta-feira (6) com palestras e apresentações teatrais.

Participaram da solenidade de abertura o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Marcelo Ribeiro; o secretário Adjunto de Recursos Humanos, Alexandre de Siqueira Salles; a coordenadora especial de Recursos Humanos, Salomé Miranda e o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), Antônio Terra.

O presidente da Cipa, Marcelo Ribeiro, informou que a realização da semana é obrigatória por lei e que o papel fundamental do evento é conscientizar sobre prevenção a acidentes e doenças ocupacionais."Temos que ser 'formiguinhas' e multiplicar essas informações em nosso ambiente de trabalho, junto aos nossos familiares, na escola, entre outros locais, com o intuito de evitar acidentes", frisou.

O coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), Antônio Terra, assinalou a prevenção de acidentes e mencionou o incêndio que aconteceu no Museu Nacional no Rio de Janeiro. "É importante que os servidores estejam atentos às condições das instalações elétricas, entre outros detalhes em seu ambiente de trabalho. A Comissão Interna Prevenção de Acidentes sempre realiza palestras sobre o assunto e a presença de todos é fundamental", enfatizou.

Cuidados no ambiente de trabalho são abordados

A coordenadora Especial de Recursos Humanos, Salomé Miranda, ressaltou a importância de cada servidor cuidar de si e do outro. "Passamos mais horas no ambiente de trabalho do que em casa, portanto temos que ter ações que garantam melhor qualidade para todos", disse.

"A Cipa tem amparado o servidor nas questões de prevenção de acidentes, mas cada um deve ter consciência que o seu papel é fundamental. É um esforço coletivo", afirmou o secretário Adjunto de Recursos Humanos, Alexandre de Siqueira Salles.

Troca de extintores e treinamento - A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes desenvolve trabalho de troca de extintores, recarga e ainda treinamento para manuseá-los. As ações são realizadas nos prédios públicos da prefeitura e também em escolas. Os técnicos da Cipa também visitam setores para fazer o levantamento da real necessidade do número de extintores para aquele ambiente de trabalho.

Programação prossegue - "Tabagismo e hipertensão" será o assunto que abrirá a programação nesta quarta, às 8h30, com a enfermeira Dilvani Santana, da Escola Técnica José Rodrigues. Às 9h o Teatro Grutas reforçará o combate ao tabagismo. Em seguida, às 9h15, o tema "Noções Básicas de combate a incêndio" será detalhado pelo técnico de segurança do trabalho, Stênio Vieira, da Cipa da prefeitura. "Noções Básicas de Primeiros Socorros" será o conteúdo das 10h, a ser ministrado pela Defesa Civil de Macaé.

Na quinta-feira (6), último dia do evento, a programação será no auditório do Paço Municipal. A primeira palestra será às 8h30 sobre "Calibração e aferição de instrumentos de pressão, pesos e medidas" com a participação do técnico de instrumentação, Dilson Fiuza, da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia.

O Teatro Grutas abordará a "Hipertensão" às 9h15 e, em seguida, o tema "Cuidados com a água para consumo humano (Potabilidade da água)" será proferido pelo Coordenador de Saneamento e Vigilância Sanitária, Denilson Joaquim Neto e pela bióloga sanitarista Marina Barroso Goulart.

"Percepção de Risco" será o tema argumentado pelo técnico de segurança do trabalho Joventino de Souza, da Cipa. E às 11h acontecerá o encerramento do evento.


Fotos Relacionadas