Semana Santa: fiscais orientam sobre qualidade do pescado

14/03/2018 12:46:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Objetivo é garantir a segurança alimentar dos consumidores

Fiscais da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa) estiveram, na manhã desta quarta-feira (14), no Mercado de Peixes, para orientar os vendedores das bancas de pescado. O objetivo é intensificar as ações que garantam a segurança alimentar e qualidade do pescado, principalmente com a proximidade do feriado da Semana Santa, quando o consumo do produto aumenta.

De acordo com o coordenador da Covisa, Bruno Paes, as ações de fiscalização são rotineiras. "Nossos fiscais já estiveram no Mercado Peixes para orientar em questões como a higiene da banca, se o uniforme está em ordem, se a quantidade de gelo está adequada para conservar o peixe fresco", informou.

Ele acrescentou que, nesse primeiro momento, o trabalho é de orientação, no entanto, se o proprietário da banca não cumprir com as exigências da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, poderá pagar multa de acordo com a infração e até mesmo ter sua banca interditada.

Bruno Paes diz ainda que para orientar os consumidores, foram afixadas nos quadros de avisos algumas dicas que poderão servir na hora de adquirir o produto.

- O consumidor deve observar, em primeiro lugar, as condições de higiene da banca e depois se o peixe apresenta olhos brilhantes, guelras avermelhadas e se a carne está firme. Deve olhar também, se o produto está bem refrigerado - orienta.

O coordenador da Covisa informou, ainda, que a intenção é de que os fiscais estejam realizando o trabalho de fiscalização de uma ou duas vezes por semana, até a Semana Santa.

Mercado de Peixes - No Mercado de Peixes de Macaé funcionam 42 bancas e no provisório 14.

Reinaugurado em 2015, o Mercado de Peixes é considerado um dos mais bonitos espaços arquitetônicos da cidade, funcionando num prédio de dois andares. Também é o maior da região nessa atividade, agregando beleza, qualidade e convívio.

O Mercado de Peixes funciona todos os dias, das 7h às 17h, com exceção da segunda-feira que funciona até às 13h.


Fotos Relacionadas