Semic faz balanço e apresenta projetos para 2006

01/12/2005 14:52:07 - Jornalista: Catarina Brust

Um balanço das atividades desenvolvidas este ano e os novos projetos para 2006, foram o foco da palestra do secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, na quarta-feira (30), na Firjan/Macaé, localizada nas instalações Sesi/Macaé. A reunião contou com a participação de Alfredo Renault, presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e Evandro Esteves, presidente da Rede Petro.

Durante o evento, o secretário anunciou que um grupo vai investir U$ 15 milhões, em Macaé, para implantação de um centro de treinamento de pilotos de helicóptero. Segundo Gurgel, o aeroporto do município é o de maior movimento no país em pouso e decolagens dessas aeronaves. Ele acrescentou que o compromisso de promover o desenvolvimento regional, viabilizando novos empreendimentos é a meta de sua pasta. “O governo municipal, através da Semic, em parceria com outras secretarias, tem a preocupação de facilitar novos empreendimentos e capacitar os empreendedores”, disse.

Gurgel destacou os projetos que já foram iniciados no município e alguns que estão em fase de estudos: o Pólo Industrial, o Centro de Beneficiamento de Pescado, a Sala do Empreendedor; os totens (banco de dados), com informações do município; o Porto Seco; a implantação de uma fábrica de café na região serrana, e outros.

- Em relação ao beneficiamento de pescado, 15% da população de Macaé está, direta ou indiretamente, envolvida na economia da pesca. Em parceria com o Senai, a Semic estuda esse projeto até o começo de 2006. A meta é implantar na Colônia de Pescadores, um núcleo dessa atividade que representa uma fatia significativa da economia de Macaé, mas que se perde na economia do petróleo – anunciou o secretário.

A previsão para 2006 é iniciar diversos projetos e dar continuidade aos que estão em estudo. Entre os projetos, Gurgel destacou os voltados para fomentar a agricultura familiar, em parceria com a secretaria municipal de Interior (Semin) e a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape), a impantação de um Núcleo de Produção de Peixes Ornamentais e a Produção de Plantas Ornamentais.

- A Semic fará um diagnóstico para uma política de desenvolvimento econômico social, através de uma “fotografia” do município. Continuaremos com o projeto de implantação – a Lei está tramitando na Câmara Municipal – do Pólo Industrial. O Pólo de Serviços e o Mercado Modelo Municipal são outras atividades que a prefeitura desenvolverá para incentivar os empresários da cidade – disse Gurgel.

A reunião contou ainda com as presenças Vilmar Rangel, assessor do presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; José Francisco, gerente de Recursos Humanos da Petrobras; Alexandre Sherman, representante da Veiranos Advogados; Oscar Pires, diretor presidente do jornal O Debate; Francisco Mancebo Agostinho, presidente da Comissão Municipal da Firjan-Cirj, entre outros.