Seminário de Educação de Surdos capacitará professores

03/05/2018 11:10:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Evento acontecerá na Cidade Universitária nos dias 8, 9 e 10 de maio

O Seminário de Educação de Surdos acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio, das 8h às 17h, na Cidade Universitária. O evento é direcionado a professores, intérpretes de Libras, gestores e profissionais da área da educação que atuam direta ou indiretamente com alunos que apresentam deficiência auditiva - surdez. Foram convidados representantes dos municípios de Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, Rio das Ostras e Rio Bonito.

O encontro será ministrado por especialistas do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O objetivo é compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, além de orientar e destacar o trabalho efetivo e contínuo na área da surdez, bem como apresentar o debate sobre as temáticas com a proposta de aprimorar a prática profissional.

Um dos enfoques da programação será "Políticas Públicas na área da surdez", que vai abordar o tema "Bilíngue para surdos: Concepções e Implicações Práticas". Os participantes terão acesso a esse assuntos nos dias 8, das 8h às 17h e dia 9, das 8h às 12h. O outro curso será ligado à área de Língua Portuguesa como segunda Língua, que vai enfatizar o assunto "Letramento de Surdos na Educação Básica". A abordagem será nos dias 9 e 10, das 14h às 17h e das 8h às 17h, respectivamente.

Rede municipal - Macaé conta com professores de libras e intérpretes nas escolas municipais. Na rede também funcionam as escolas polo Jofre Frossard (Centro) que atende alunos com deficiência auditiva-surdez, do 1º ao 5º ano, e Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar) com estudantes do 6º ao 9º ano Educação de Jovens e Adultos (EJA). As unidades são consideradas referências e realizam trabalhos específicos como o ensino de Libras como língua materna, além da Língua Portuguesa na modalidade escrita.