Seminário de Educação para Jovens e Adultos acontece nesta quarta na Fafima

22/11/2017 10:59:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Encontro será promovido de 18 às 22 horas

Nesta quarta-feira (22), cerca de 130 profissionais da educação, entre eles professores de jovens e adultos, gestores e estudantes do Curso de Formação de Professores, participarão do I Seminário de Educação para Jovens e Adultos (EJA), no auditório da Fafima, das 18h às 22h.

O seminário tem como tema "Diálogos e saberes na EJA: desafios e ações" e tem como objetivo oportunizar um espaço de trocas de conhecimento, promovendo reflexões e debates sobre as interfaces da Educação de Jovens e Adultos e os desafios. O foco é pensar nas ações e ofertas de educação de qualidade, permanência e êxito dos alunos na escola.

As palestras serão ministradas pela Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em EJA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do EJA em Itaboraí e do Núcleo de Educação de Adultos na PUC-Rio, Adriana Barbosa da Silva. Outra palestrante é o Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), psicopedagogo, especialista em Transdisciplinaridade e Violência: Direito, Saúde e Educação e professor orientador pedagógico da rede de Macaé, Douglas Rodrigues Ribeiro.

O também Mestre em Geografia, especialista em Planejamento, Gestão e Implementação de Educação à Distancia, professor das redes municipal e privada de Macaé, Eduardo Tavares Dantas, também é palestrante. Como mediadora, a especialista em EJA na Diversidade Social e Coordenadora Geral da EJA de Macaé, Silvia Martins Vitorio.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os seminários são pensados para os profissionais da Educação dentro da realidade de Macaé. "A promoção e a atualização dos profissionais, por meio da formação e valorização dos que atuam nesta área de ensino, são de extrema importância para a qualidade do trabalho e os resultados", destaca Guto.

Segundo a coordenadora da EJA, Silvia Martins, o seminário promete uma grande troca entre os profissionais da Educação que trabalham nessa área. "Temos Educação de Jovens e Adultos em 19 unidades escolares e cinco escolas atendem alunos no EJA Digital. Atendemos hoje 2.653 alunos com idade a partir dos 15 anos sem idade máxima para matrícula", ressaltou Silvia.

A Educação para Jovens e Adultos é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver os Ensinos Fundamental e Médio para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso ao ensino.

Interessados podem fazer inscrições para Educação de Jovens e Adultos


Quem quiser recuperar o tempo perdido nos estudos e concluir dois anos de escolaridade em um período curto de 11 meses pode se cadastrar na Educação de Jovens e Adultos. Basta comparecer no setor de pré-matrícula da secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402 - Centro.

A demanda das vagas dos turnos do dia e da noite depende da capacidade de atendimento da escola. A Educação de Jovens e Adultos conta com ciclos (alfabetização ao nono ano) e fases (primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio).

Entre as escolas que funcionam com EJA estão Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Botafogo, Aroeira, Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), Samuel Brust (Fronteira) e Elza Ibrahim (Ajuda).

Na lista também estão as unidades Wolfango Ferreira (Barra), Oscar Cordeiro (Aeroporto), Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Olga Benário Prestes (São José do Barreto), Engenho da Praia, Raul Veiga (Glicério), Pedro Adami (Córrego do Ouro), Ivete Santana Drumond de Aguiar (Frade) e Tarcísio Paes Figueiredo (Bicuda), além do Paulo Freire (Lagomar).