Seminário de Petróleo discutirá saúde e meio ambiente

15/03/2005 11:17:10 - Jornalista:

Começa nesta quarta-feira (16/3) o I Seminário Petróleo - Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, no Teatro Municipal de Macaé. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Cardoso, e a vereadora Marilena Garcia abrem o evento às 9h. O Seminário terá a participação de representantes dos Ministérios da Saúde, das Cidades e do Meio Ambiente, da Petrobras, além da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agenda 21 Nacional, e de secretários municipais.

A programação desta quarta-feira começa com um painel sobre “Integração das Agendas de Saúde, Ambiente e Cidades – Uma nova cultura para ambientes saudáveis”, tendo como moderador o secretário de Saúde de Macaé, Fernando Diogo. O tema será discutido pelo Coordenador da Área de Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, e por representantes da Agenda 21, do Ministério das Cidades e da Vigilância Ambiental em Saúde no Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

O segundo painel do dia é sobre “Controle da Poluição Industrial (água, ar e solo)”, onde serão discutidos temas como A experiência de Cubatão e efeito estufa. No final do dia, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, será o moderador do painel Planejamento Territorial, Metabolismo Urbano e Capacidade de Suporte Ambiental. Os painéis serão sempre seguidos de debates.

Na quinta-feira (17-3), às 9h, “Gestão Participativa e Ambientes Saudáveis” será o primeiro painel do dia. O enfoque central será a atuação do Poder Público na construção de ambientes saudáveis. O Seminário termina com a apresentação do painel sobre Controle social para ambientes saudáveis, às 11h20, seguido de um debate.