Seminário regional discute sobrepeso e obesidade

09/05/2018 15:01:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Objetivo foi trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para nutrição

O seminário para discutir a linha de cuidado de pacientes com sobrepeso e obesidade da região Norte Fluminense aconteceu nesta quarta-feira (9), no Teatro Municipal de Macaé. O objetivo foi pontuar sobre o que os municípios de Macaé, Campos, Carapebus, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra e Quissamã estão fazendo para minimizar os efeitos da obesidade na saúde pública.

A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária de Saúde de Macaé, Edelzita Lisboa; das representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Alba Abreu; do Ministério da Saúde, Isabel Diefenthal e da Secretaria de Saúde de Quissamã, Delba Barros.

A secretária de Macaé, Edelzita Lisboa, elogiou o esforço dos profissionais da Área Técnica de Alimentação e Nutrição do município para que o evento fosse realizado.

- A nossa intenção é discutir o que estamos fazendo para resolver a questão da obesidade, pois a finalidade é sempre pensar no êxito de quem recebe a assistência, pontuou.

Já a representante do Estado, Alba Abreu, disse que o seminário é uma oportunidade de trocar experiências e ressaltou que a secretaria estadual apoia as ações realizadas pelas Áreas Técnicas de Alimentação e Nutrição nos municípios que compõem o Norte Fluminense.

A coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição de Macaé, Michelle Escobar, informou que 70 pessoas estão em tratamento no local. O Ambulatório da Obesidade funciona na Rua Luiz Belegard, s/nº, Imbetiba, 70.

Ela explica que a linha de cuidado de pacientes com sobrepeso e obesidade existe desde 2014 e há pessoas capacitadas para atender nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os profissionais da Região Norte Fluminense se reúnem de três em três meses para discutir as ações em cada município e traçar estratégias baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

O seminário para discutir a linha de cuidado de pacientes com sobrepeso e obesidade da região Norte Fluminense apresentou temas como "A Construção da Linha de Cuidado ao Paciente com Sobrepeso e Obesidade na Região Norte Fluminense", "Diagnóstico Situacional da Rede de Atenção" e "Panorama da Obesidade".

Cuidado - A Divisão de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) é responsável por elaborar estratégias necessárias às demandas do município.

Atualmente, a equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade atende no Pronto-socorro Municipal (PSM), localizado na Rua Luiz Belegard, s/nº, Imbetiba, atendendo pacientes com IMC maior que 40 kg/ m², encaminhados por profissionais da Rede de Atenção à Saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Catan (22) 2759-1024.


Fotos Relacionadas