Semusa na luta contra a AIDS

01/12/2005 15:16:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º de dezembro), a coordenação do Programa Municipal DST/Aids da secretaria de Saúde de Macaé, montou um estande, nesta quinta-feira, na praça Veríssimo de Mello. O objetivo da atividade foi conscientizar à população sobre a importância de como prevenir a doença, distribuindo folhetos educativos e preservativos.

Em Macaé, a secretaria de Saúde, através do programa DST/Aids, distribui mensalmente cerca de 10 mil preservativos, além de realizar palestras, orientando e esclarecendo sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids.

Segundo dados do programa, atualmente, 300 pacientes estão em tratamento medicamentoso. A psicóloga do programa, Júlia Cristina Pereira, ressalta que é importante que a população sexualmente ativa tenha consciência da importância de fazer a testagem anti-HIV (exame que detecta os anti-corpos do vírus), pois quanto mais precoce se descobre a doença melhor é o resultado do tratamento.

A psicóloga revela que são realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) 250 testes por mês. “Quando a pessoa nos procura para fazer o anti-HIV, também analisamos as amostras, para doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis (VDRL), hepatite B e C. Sendo a sífilis a de maior incidência nos resultados dos testes”, disse.

Ela ressalta ainda que deste total 3% é de pessoas soro positivo. “É bom lembrar que programa não atende somente os munícipes, mas também a população flutuante e os moradores das cidades circunvizinhas”.