Semusa se prepara para vacinação contra paralisia infantil

30/05/2005 10:21:47 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Saúde (Semusa), já esta acertando os últimos detalhes para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontecerá no dia 11 junho, das 8h às 17h.

O secretário de Saúde, Fernado Diogo, disse que a meta é vacinar mais de 13 mil crianças de zero a cinco anos em todo o município. “Para isso iremos disponibilizar postos nos bairros e distritos durante todo o dia da Campanha”, comentou.

Ele lembra que, como não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. A Organização Mundial de Saúde espera que todos os países do mundo consigam eliminar a pólio. No Brasil, o último caso foi registrado em 1989.

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida, acrescenta que, apesar do Brasil não ter registro de casos desde 1989, é importante manter campanhas de vacinação anuais, em duas etapas. Isso porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, já que sua circulação ainda ocorre em pelo menos sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a OMS considera a Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.