Semusp abre frentes de trabalho para conter alagamentos

11/01/2005 18:17:51 - Jornalista:

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) está implantando um sistema de trabalho permanente que visa preparar a cidade para os períodos de chuva. O objetivo é manter a rede de drenagem de águas pluviais em pleno funcionamento, evitando dessa forma os constantes alagamentos que ocorrem em diversos bairros. O trabalho teve início em toda a região do bairro Sol y Mar, na última quinta-feira, com a utilização de quatro caminhões hidrojatos com sucção a vácuo.

A solução definitiva para o problema, no entanto, será observada em médio prazo. “O novo projeto de manutenção da rede de drenagem em Macaé prevê o cadastramento das galerias pluviais através do sistema de filmagem interna por CFTV (circuito fechado de televisão)”, explica o engenheiro Regis Schueler Belmont Junior, responsável pela coordenação técnica, estimando o término do trabalho para daqui a três ou quatro anos.

“Este cadastramento será muito importante para a prefeitura, pois o mapeamento das galerias nos permitirá conhecer as reais condições do estado de conservação, e, inclusive, detectar as ligações clandestinas de esgoto na rede de águas pluviais, entre outros detalhes que poderão ajudar a melhorar o sistema de drenagem”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Delorme Batista Ramos.

Outra frente de trabalho está desde a semana passada atendendo a área do Parque Aeroporto, onde dezenas de agentes estão efetuando a limpeza de ruas, bueiros e canais. Além dessa medida, a Semusp iniciou esta semana uma operação tapa-buracos em diversos pontos críticos da cidade. O reparo é desenvolvido com corte do asfalto por valetadeiras, para dar melhor acabamento e evitar a desagregação da massa asfáltica.