Servidores recebem certificados da pós em Gestão

22/02/2019 16:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Cerimônia de entrega dos certificados para os 33 servidores municipais foi na Cidade Universitária

Os 33 servidores municipais que concluíram o curso de pós-graduação em Gestão Pública do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento receberam o certificado de especialista, emitido pela Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), nesta sexta-feira (22), após terem concluído 405 horas/aula e apresentados 18 trabalhos acadêmicos em grupo ou individualmente propondo soluções para a realidade do município. A cerimônia de entrega foi no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária.

Foram certificados os que defenderam seus projetos, em outubro do ano passado, avaliados por profissionais especializados. O evento foi aberto pelo secretário adjunto de Ensino Superior, Márcio Magini, acompanhado da equipe da Superintendência Acadêmica que implementou o programa junto a parceiros voluntários, o que favoreceu a realização do curso gratuitamente aos servidores e a custo zero para o município.

Os projetos apresentados pelos servidores alunos na conclusão do curso abordaram assuntos pertinentes à gestão pública no âmbito da administração municipal. Foram 18 artigos, tendo como orientadores Alberto Paes de Camargo Júnior, Cyro Barreto, Meynardo Rocha de Carvalho e Márcio Magini que atenderam, individualmente, os alunos na fase de elaboração dos projetos. Fizeram o curso servidores de vários órgãos e secretarias da administração municipal.

Durante toda a pós os servidores alunos contaram com o apoio da equipe de servidores da Ensino Superior, professores de instituições parceiras como a Faculdade Estácio de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Petrobras, a Secretaria Adjunta de Patrimônio Público e servidores de órgãos da própria prefeitura que colaboraram dando aulas e também como orientadores dos alunos.

A Secretaria de Ensino Superior é referência na elaboração de cursos de capacitação de diversos órgãos voltados para as questões da administração, por meio do Instituto de Administração de Políticas Públicas (IAPP), vinculado à Superintendência Acadêmica. O reconhecimento do trabalho tem despertado o interesse de diversos órgãos e dos cidadãos interessados em uma vaga.

A pós-graduação foi dividida por módulos: “Prática Orçamentária e Gestão Pública”, ministrado por José Manuel Alvitos Garcia; “Licitação, Contratos Administrativos e Parcerias, por Gustavo Silva Gusmão dos Santos; “Desafios da Administração Pública, Políticas, Planejamento e Governo, por Alberto Paes de Camargo Júnior, Cyro Barreto e Rui Gonçalves. Também “Gestão de Patrimônio no Serviço Público e Patrimônio Humano, por Paulo de Tarso Castro Peixoto e Michele Poggian Silva; “Saúde, Bem Estar e Qualidade de Vida”, por Jani Capelli; “Metodologia da Pesquisa e Produção Científica”, por Meynardo Carvalho Rocha; “A Comunicação Verbal no Ambiente de Trabalho”, por Claudia de Magalhães Bastos Leite. E ainda “Gestão de Saúde”, por Luciene de Aguiar Dias Barcelos Coutinho; “Tecnologia da Informação: Critérios para Análise da Informação”, por Márcio Magini; “Gestão Ambiental”, por Gabriel Lima de Figueiredo; “Políticas Públicas, Criminalidade e Violência”, por Cesária Catarina Ribeiro de Maria Souza e Felipe Augusto de Góes dos Santos Melo; “Introdução à Gestão e Avaliação de Projetos Públicos”, por Liliane Cristine Moreira Valério; e “TCC”, por Márcio Magini.

Também foram ministradas palestras durante o curso sobre “Inteligência se Aprende”, com o secretário municipal de Educação e professor da UFRJ, Guto Garcia; e “Indicadores de Desempenho”, com Cyro Barreto.