Servidores são capacitados para atendimento de emissão de RG

24/07/2017 15:05:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Objetivo é capacitar servidores para ampliar atendimento ao público

A Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho e Renda iniciou, nesta segunda-feira (24), na Colônia de Pescadores, uma capacitação para cinco servidores que estarão certificados para trabalhar na emissão de carteiras de identidade. Atualmente, o atendimento é realizado até às 14h e fornece, em média, até 15 documentos por dia. O treinamento é realizado pelo Detran e prossegue até sexta-feira (28), de 9h às 17h.

De acordo com a secretária Adjunta de Trabalho e Renda, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição, a emissão de carteira de identidade, atualmente, é realizada por uma servidora que atende ao público até às 14h. Ela explica que, com a capacitação de mais cinco servidores, a intenção é ampliar o atendimento em breve.

- Eles recebem todas as orientações necessárias para que possam estar capacitados para emitir as carteiras de identidade. Queremos atender ao público até às 17h. Quem tiver interesse de tirar sua primeira ou segunda via do documento, poderá agendar por meio do site da prefeitura -, detalhou, informando, ainda, que o agendamento também pode ser realizado pelo telefone 0800-021-1138.

A emissão de carteira de identidade é fruto de parceria da prefeitura com o Detran que foi renovada no ano passado e que tem validade por cinco anos.

O funcionário terceirizado do Detran, Leonardo Silva Santos, que ministra a capacitação para os servidores da prefeitura, conta que o objetivo é passar toda a rotina de atendimento para emissão da carteira de identidade, seguindo as diretrizes da Diretoria de Identificação Civil do órgão.

O servidor Alessandro Batista diz que a capacitação desses servidores vai proporcionar maior fluidez no trabalho. "Atualmente nós temos uma pessoa apenas para fazer o atendimento, com esse treinamento estaremos habilitados para ampliar o serviço e emitir mais carteiras de identidade", disse.

Após realizar o agendamento, deve-se comparecer à Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda no dia marcado com os documentos. Para a primeira via do RG, os documentos necessários são a certidão de nascimento (cópia e original) e opcional o cpf e Pis/Pasep. Já para a segunda via é preciso levar a certidão de nascimento e o Duda pago.

A Secretaria de Trabalho e Renda atende de 8 às 17h na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, na Barra.