Setor de almoxarifado contribui para atendimento da saúde

17/05/2017 13:06:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

Centro Integrado de Administração da Saúde funcionará em novo prédio

Dentro das diretrizes de reestruturação da Secretaria de Saúde, a sistematização e a unificação do abastecimento das unidades de atendimento, com medicamentos e insumos, são medidas essenciais que já foram tomadas pelo prefeito Dr. Aluizio. O setor de almoxarifado agora funciona de forma centralizada, provendo a Atenção Primária e Média e Alta Complexidade.

De acordo com a coordenadora do Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde, Roberta Guimarães, o setor é estruturado em três pilares: medicamentos, de onde saem os remédios para a Farmácia Central e os postos onde há dispensação; materiais hospitalares, como reagentes para laboratórios e curativos; e insumos gerais, papelaria, limpeza e patrimônio.

Ela ressalta que a nova estrutura possibilita a compra em maior quantidade, o que pode gerar custo menor, através de descontos, redução de desperdício e entrega única. "Desta forma, o processo de normatização do abastecimento foi viabilizado, o que atende de forma eficaz as unidades de saúde, evitando o desabastecimento das mesmas", disse.

O Almoxarifado Central conta com cerca de oito mil produtos diferentes, entre material hospitalar, medicamentos, material de laboratório, nutrição e esterilização. Nos três primeiros meses de 2017 foram distribuídos para as unidades cerca de 860 mil itens, como seringas descartáveis 10ml (115.266), luvas para procedimento (381.154), agulha descartável (160.860), máscara descartável (73.794), luva estéril (10.505) e esparadrapo (7.105).

As ações de reorganização da saúde seguem ainda com a implantação do Centro Integrado de Administração da Saúde. O espaço, localizado no bairro Visconde, irá abrigar a nova sede da Farmácia Municipal, o Almoxarifado Central, gabinete do secretário de Saúde e diversos setores como as coordenações de Recursos Humanos da saúde, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), Vigilância em Saúde, divisão farmacêutica, Programa de Atenção Domiciliar Terapêutica e gerência de Dados Vitais.

Segundo a coordenadora do Centro, Kaendra Temoteo, o setor de Vigilância Sanitária, que hoje atende no bairro Sol Y Mar, irá funcionar na sede atual da Secretaria Saúde. "Com a integração destes setores em um mesmo espaço, o município terá uma redução de aproximadamente 40% nos custos com estes aluguéis, além de dar mais agilidade ao sistema", pontuou.

O Centro Integrado de Administração da Saúde funcionará no prédio do antigo supermercado JPavani, na Rua Proletariado, 131. O espaço, que conta com 34 salas, além de almoxarifado e farmácia, está em fase de obras de reforma e adaptações, principalmente de acessibilidade. A previsão é de que até o final do primeiro semestre os setores já estejam funcionando no novo endereço.


Fotos Relacionadas