Show de Gretchen encerra I Parada do Orgulho GLBT de Macaé

03/10/2005 16:32:25 - Jornalista: Catarina Brust

A I Parada do Orgulho GLBT (Gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) foi encerrada neste domingo (2) com um show da cantora Gretchen, que é reconhecida como madrinha do movimento gay. A parada que começou por volta das 11h, no trevo da Petrobras, no bairro da Praia Campista, reuniu cerca de 5 mil pessoas ao longo do trajeto pela orla dos Cavaleiros que durou até às 20h.

O evento foi organizado pela ong Milagre da Vidda, com apoio da prefeitura de Macaé e da MacaéTur.
Por volta das 14h, um trio elétrico iniciou a parada, ao som de “I will surviver”, da cantora Gloria Gaynor, arrastando a multidão. O Moto Clube de Macaé puxou o desfile. Durante o percurso, a parada foi ganhando mais participantes, entre personagens fantasiados e pessoas comuns que foram assistir com a família o evento.

“Meu sonho está sendo realizado hoje, com a 1ª Parada do Orgulho GLBT. Adoro vocês e estamos lançando oficialmente a parada de Macaé no calendário oficial das paradas do orgulho gay nacional”, disse Olga Nemes Rios, presidente da ong Milagre da Vidda abrindo o evento.

Durante todo o trajeto da praia dos Cavaleiros até o Pecado, uma equipe de socorro da secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), composta por uma ambulância com UTI, composta por médicos, enfermeiros e maqueiros, acompanhou a parada. A Guarda Municipal de Macaé e a Polícia Militar fizeram a segurança do público. O evento aconteceu sem incidentes.

A festa que antecipou a I Parada do Orgulho GLBT, foi realizada no sábado (1) na boate Delirius, no bairro de Imbetiba. Segundo a presidente da ong Milagre da Vidda, foram arrecadados 682 quilos de alimentos com os ingressos (um quilo de alimento não perecível por pessoa). A animação da festa ficou por conta do DJ Herlison Child, que fez a galera dançar até de manhã. “Recebemos pessoas da Noruega, Suíça, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Campos, Rio das Ostras, Itaboraí, etc. Além de representantes do grupo Arco-Íris do Rio de Janeiro e do grupo Cabo Frio Free”, informou Olga.

A “rainbow flag”, a bandeira do arco-íris de 15 metros de extensão e símbolo do movimento gay, foi carregada pelos participantes do evento e serviu de abrigo durante a chuva que caiu durante a tarde. Uma faixa cor de rosa de 20 metros, com os dizeres “Macaé tem orgulho” abriu o trajeto da parada. Durante o percurso, 20 mil preservativos foram distribuídos entre os participantes.

O show da cantora Gretchen foi realizado ao final da parada, na Praia do Pecado. Vestida com calça e blusa verde, a cantora subiu no trio elétrico e levantou a multidão com seus sucessos mais conhecidos, como Conga, Conga, Conga.