Sífilis programação reforça importância do diagnóstico precoce

11/10/2018 10:38:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Evento visa a ampliação de diagnóstico e tratamento com o objetivo de reduzir a incidência da infecção

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa IST/Aids e o Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Sífilis no município, realizará entre os dias 16 e 18 de outubro uma série de atividades de capacitação voltados para profissionais de saúde e de orientação para a população. A programação faz parte das ações do mês de Enfrentamento à Sífilis, instituído pelo Ministério da Saúde através do Departamento Nacional de IST/HIV/AIDS. A sífilis é uma doença Infectocontagiosa de transmissão prioritariamente sexual que já é considerada como epidemia no mundo e no Brasil.

Em Macaé, a Secretaria de Saúde vem adotando diversas ações para facilitar o diagnóstico precoce, como a disponibilização do teste rápido em 18 postos. Existe uma preocupação para os riscos da sífilis para as gestantes e para os bebês. As unidades de saúde que realizam o teste rápido são: Programa DST/Aids, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Casa da Criança, Nuamc Aroeira, UBS Barramares, ESF Botafogo, ESF Glicério, ESF Lagomar B e C, ESF Visconde, ESF Cajueiros, ESF Ajuda de Cima e Ajuda B, ESF Aroeira, ESF Barreto, ESF Virgem Santa, UBS Morro de Sant'Anna e ESF Morro de São Jorge.

A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, lembra que a descoberta e a realização do tratamento de forma adequada evita que o bebê nasça com sequelas, já que a sífilis congênita (transmitida da mãe para o feto) é uma infecção grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.

Ela acrescenta que o evento, entre os dias 16 e 18, visa a ampliação de diagnóstico e tratamento com o objetivo de reduzir a incidência da infecção no município. Consta na programação palestras, orientação, distribuição de preservativos, realização de teste rápido e minicurso.

Os profissionais de saúde (Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros) da rede municipal de atendimento interessados em participar deverão confirmar presença através do telefone 27961234 ou pelo e-mail aidsmacae@yahoo.com.br.

Programação:

Data - 16/10 Palestra sobre sífilis para Agentes Comunitários de Saúde

Local - Cidade Universitária - Turma 1: 9h30 às 12h // Turma 2: 14h às 16h30

Palestrante - Enfermeira obstétrica, Rita de Cássia Vilas Boas



Data - 17/10 Abordagem de rua com orientação e distribuição de preservativo

Local - Calçadão da Avenida Rui Barbosa - em frente à Nova Aurora

Hora - 9h às 16h



Data - 17/10 Realização de teste rápido para sífilis

Local - Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas - sala 33

Hora - 9h às 16h



Data - 18/10 Minicurso sobre diagnóstico e tratamento da sífilis voltado para enfermeiros da rede municipal

Local - Auditório do Paço Municipal

Hora - 9h às 16h

Palestrante - Infectologista Silvia Thees Castro