Sífilis saúde realiza orientação para população

17/10/2018 14:32:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Ação foi realizada no calçadão

A Secretaria de Saúde de Macaé realizou, nesta quarta-feira (17), no calçadão da Avenida Rui Barbosa, uma ação de abordagem de rua com orientação e distribuição de preservativo. A programação, realizada pelo Programa IST/Aids e o Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Sífilis no município, faz parte das ações do mês de Enfrentamento à Sífilis, instituído pelo Ministério da Saúde através do Departamento Nacional de IST/HIV/AIDS, que ainda conta com palestras, realização de teste rápido e minicurso. A sífilis é uma doença Infectocontagiosa de transmissão prioritariamente sexual que já é considerada como epidemia no mundo e no Brasil.

Mãe de um adolescente de 14 anos, Patrícia Nascimento (32) destacou a importância da ação para a população, principalmente quando a abordagem é destinada a um adolescente.

"Conheço um adolescente infectado pela Sífilis. Hoje, ele faz o tratamento adequado, mas a situação dele foi crítica, além dos constrangimentos. Percebo que são situações desnecessárias, que podem ser evitadas com a prevenção. Falo isso para o meu filho e acredito que quanto mais informações para esses jovens, melhor", pontuou a monitora escolar.

Em Macaé, a Secretaria de Saúde vem adotando diversas ações para facilitar o diagnóstico precoce, como a disponibilização do teste rápido em 18 postos. As unidades de saúde que realizam o teste rápido são: Programa DST/Aids, Centro de Referência do Adolescente (CRA), Casa da Criança, Nuamc Aroeira, UBS Barramares, ESF Botafogo, ESF Glicério, ESF Lagomar B e C, ESF Visconde, ESF Cajueiros, ESF Ajuda de Cima e Ajuda B, ESF Aroeira, ESF Barreto, ESF Virgem Santa, UBS Morro de Sant'Anna e ESF Morro de São Jorge.A ação desta quarta-feira também contou com encaminhamento para realização do exame, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas (sala 33), das 9h às 16h. O exame fica pronto em 30 minutos.

Existe uma preocupação para os riscos da sífilis para as gestantes e para os bebês. A descoberta e a realização do tratamento de forma adequada evita que o bebê nasça com sequelas, já que a sífilis congênita (transmitida da mãe para o feto) é uma infecção grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente.

Nesta quinta-feira (18), a programação prosseguirá com minicurso sobre diagnóstico e tratamento da sífilis voltado para enfermeiros da rede municipal, no auditório do Paço Municipal, de 9h às 16h, com a palestrante - Infectologista Silvia Thees Castro.


Fotos Relacionadas