Simpósio de formação de docência acontece dia 20

12/09/2017 17:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Continuam abertas as inscrições para o I Simpósio de Política Pública de Formação da Docência: a pesquisa como um caminho de formação para profissionais da Educação. O evento acontece na quarta-feira (20), no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Macaé, das 9h às 17h. O I Simpósio de Política Pública é uma atividade do Centro de Formação Carolina Garcia para os profissionais da rede municipal de ensino. Os interessados poderão se inscrever pelo site: formacaomacae.wixsite.com/formacao.

A programação contará com a primeira mesa no turno da manhã com o tema: "Pesquisa-Ação-Reflexão-Resposta" na Formação Continuada Docente, com a Professora Mestra Lucy Teixeira (UFF/Prefeitura de Rio Bonito), Professor Mestre Rodrigo Alípio (UFRJ/ Fafima), Professora Doutora Cremilda Couto (CFCG/ FeMASS/ Fafima) com o mediador Professor Doutor Luiz Guaracy (FeMASS/ Fafima). Na parte da tarde, a partir das 13h30 , haverá a segunda mesa com o tema "A pesquisa no fazer docente: relação pesquisa-ensino" com a participação do Professor Doutor Everardo Paiva de Andrade (UFF/Nitéroi-RJ), Professor Doutor Daniel Arruda Nascimento (UFF/Macaé-RJ), Professora Doutora Claúdia Cristina dos Santos Andrade (CAP/ UERJ) e a Professora Doutora Cremilda Couto (CFCG/ FeMASS/Fafima).

Segundo a coordenadora do Centro de Formação Carolina Garcia, Regina Célia Santos, a expectativa é que os profissionais da rede aproveitem o espaço para debater e trocar experiências. "O Centro de Formação Carolina Garcia tem um projeto de pesquisa sobre formação docente continuada e o I Simpósio é uma forma de fomentar o ensino", afirmou.

Centro de Formação Professora Carolina Garcia promove cursos de curta duração

O Centro de Formação Professora Carolina Garcia - CFCG - desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da educação macaense. São cursos de curta duração, palestras e pesquisas. Há também divulgação pedagógica e científica, além de documentação sobre a história da educação de Macaé.

As palestras e os cursos de curta duração oferecidos aos profissionais são ministrados por membros da Educação, convidados e parceiros institucionais (faculdades de ensino superior, outros setores da Semed, secretarias do executivo municipal, programas do governo federal e ONGs).

Educadores da rede de ensino estadual e particular também podem se inscrever nos cursos e palestras oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Todas as formações são gratuitas, tendo apenas uma limitação de vagas para cada curso.