Sistema modular é adotado na construção de casas populares

20/05/2005 16:35:49 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Obras de Macaé (Semob) já concluiu o serviço de terraplanagem no terreno localizado no Bosque Azul, no bairro da Ajuda de Baixo. No local, a prefeitura irá construir, nesta primeira fase, 300 unidades habitacionais, com previsão de entrega em setembro. As casas irão beneficiar famílias atingidas pelas enchentes em bairros como Aterrado do Imburo, Nova Esperança, Colônia Leocádia e Piracema.

O novo loteamento ficará numa área de 600 mil metros quadrados. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos as primeiras estruturas das casas começam a ser erguidas no inicio de junho. A prefeitura adotou um sistema modular de encaixe. “Esse sistema permite ao morador construir outros pavimentos na casa, que terá um ou dois quartos”, garante o secretário.

Outra grande vantagem deste sistema é o tempo. Cada casa levará em média oito dias para ser levantada. “É um sistema de fabricação em série. Uma equipe coloca as paredes nas unidades, outra vem em seguida colocando o piso, e assim por diante”, explica o secretário.

Dentro do projeto de infraestrutura (que inclui drenagem, rede de água potável, águas pluviais, e esgoto) está programada a instalação de dois metros de manilhas. De acordo com o secretário, serão construídas duas mini-estações de tratamento de esgoto. Nesta primeira fase será erguida pelo menos uma, que possibilitará atender duas mil e quinhentas pessoas.

O secretário adiantou que será aproveitada a água de um poço no próprio bairro. Segundo ele, já foram feitos testes que apontaram a potabilidade da água. Para fazer a distribuição será feita através de um sistema chamado “castelo d’água” (uma torre cuja caixa de água ficará no alto). “A água será jogada para cisterna através de sucção e bombeada para a caixa d’água no alto do “castelo”. O projeto inclui também iluminação para todas as ruas do bairro, que contará ainda com uma área social com escola, creches e praças.