Solar dos Mellos comemora o Dia Nacional de Museus

16/05/2017 10:29:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Evento acontece nesta quinta, com entrada gratuita

Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé vai comemorar a 15ª Semana Nacional de Museus, nesta quinta-feira (18). Palestras, exposições e esquetes são algumas das atrações que terão como tema "As Várias Memórias sobre Motta Coqueiro". A programação acontecerá a partir das 20h, no Solar, com entrada gratuita.

Manuel da Motta Coqueiro, apelidado de "A Fera de Macabu", foi um rico fazendeiro da região norte fluminense, sendo o último condenado à pena de morte por ter, supostamente, mandado matar toda uma família de colonos residente em suas terras. O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil, pois muitos consideram que foi executado um inocente.



Programação

A programação contará com palestras da historiadora Conceição Franco e da arquivologista Juliana Alvim, que falará sobre a importância do Solar enquanto guardião de arquivos da cidade, como um processo original de 1854 que esmiúça fatos sobre o caso que levou ao enforcamento da Fera de Macabu. Já Bárbara Benevides, mestranda da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), apresentará a palestra: Morra morte natural: uma exposição sobre a pena de morte no Brasil.

A diretora do Solar, Adriana Bacelar, ressalta que o evento é resultado de um grande trabalho em equipe. "A pesquisa para a programação ficou a cargo das pesquisadoras Jane Marinho e Rosali Quinan, além das contribuições dos gerentes de projetos do Solar, Cláudia Barreto e Leonardo Barreto", afirma.

A comemoração terá ainda apresentação de esquete, sob a direção de Márcio Gonçalves, show da Orquestra Popular de Macaé e mostra de histórias em quadrinhos.

O Solar dos Mellos é ligado à Secretaria de Cultura e fica na Rua Conde de Araruama, 248 - Centro.