Solar dos Mellos sedia 11ª Semana Primavera de Museus

19/09/2017 12:26:00 - Jornalista: Equipe Secom / Mônica Braga

Foto: Divulgação

Semana de Museus acontece desta terça-feira (19) a quinta-feira (21) a partir das 19h

Na noite desta segunda-feira (18), a secretária de Cultura, Tânia Jardim, abriu a 11ª Semana Primavera de Museus, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. A 11ª Semana de Museus acontece desta terça-feira (19) a quinta-feira (21), com entrada franca, sempre com palestras seguidas de apresentações culturais, a partir das 19h, no Solar dos Mellos.

Na inauguração da mostra, foi promovida a abertura da exposição intitulada ‘Museus e suas Memórias' e a apresentação dos músicos da Escola de Artes Maria José Guedes, com bossa nova e jazz, além da fala da historiadora Conceição Franco e da curadora Cláudia Barreto. A atividade ocorre em consonância com mais de novecentos museus em todo o país, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Ibram é o responsável pela organização e divulgação do evento em todos os estados, e escolheu o tema desta edição baseando-se na ideia de que museu não é apenas edifícios e acervos, mas também memórias e histórias. Daí o tema Museu e suas Memórias, um convite à reflexão sobre a construção de trajetórias, processos e resultados da presença e atuação dos museus junto às comunidades.

Nesta terça-feira (19), o professor universitário Meynardo Rocha ministrará conhecimentos sobre como uma cidade constrói suas memórias e como o museu da cidade de Macaé salvaguarda as histórias que necessitam de preservação. Tudo isso sob o tema: “Memória Social”. Em seguida haverá apresentação dos atores da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), com a peça “Lendas de Sant’Anna”.

Na quarta-feira (20), será a vez do jornalista Armando Barreto mostrar como jornais e revistas que circularam no município refletiram informações políticas, sociais e culturais, enfatizando que os meios de comunicação de massa produziram informações que se traduzem no tema: “Memória de Notícia”. Logo depois, os músicos da Emart vão se apresentar. No último dia, quinta-feira (21), o professor de história Ricardo Meirelles falará sobre como o Solar dos Mellos tem atuado na vida da sociedade macaense. O tema de sua fala é “Museus e suas Memórias”. Na sequência, apresentação do Quarteto Violoncelo da Emart.

Exposição reflete reminiscências, histórias e pesquisas

De acordo com a historiadora Conceição Franco, a exposição ‘Museus e suas Memórias’, em cartaz no Solar dos Mellos a partir desta segunda-feira (18), visa mostrar que o Museu da Cidade de Macaé é impregnado de reminiscências, histórias, pesquisas e interpretações. “E acima de tudo, um lugar de produção de conhecimento”, afirma. A curadora da exposição, Cláudia Barreto, conta que na mostra estão inventários, processos e acervos bibliográficos. “O Solar disponibiliza aos pesquisadores cerca de 1,5 mil livros”, explica.

Na exposição há seis diálogos tirados de livros dessa casa, cadeiras de trens da região serrana do século XIX, mostra do cartunista Seth, macaense que inaugurou o cinema animado. Numa árvore formada por livros, Cláudia faz analogia com as árvores de verdade, uma vez que leitura e conhecimento emitidos pelos livros são como frutos e oxigênio que dão vida ao mundo. Perto dela há tapete para as crianças do Projeto Visita Guiada sentarem e aprenderem sobre Macaé. Em outra parte da mostra, há os jornais “O Linguarudo”, de 1932; “O Jornaleco”, de 1987, além da Revista Stand (contemporânea) e o jornal “O Século”, de fins do século XIX e início do século XX. Também há trechos sobre as águas do Parque Atalaia que em 1950 abasteciam Macaé, sobre a história do Carnaval macaense e outros diálogos, todos tirados de livros que os pesquisadores têm acesso no Solar.

Reflexão sobre a importância dos museus no país

Para a secretária de Cultura, Tânia Jardim, os temas das palestras se direcionam à reflexão sobre a importância dos museus no país, pois neles se focaliza a preservação da memória de um povo. “É muito importante que se retratem fatos, acontecimentos e pessoas. O Solar dos Mellos teve fundação em 1891, mas foi transformado em museu em 2004: 13 anos em que a população de Macaé tem disponível documentações, exposições, palestras, seminários, encenações teatrais, pesquisas e outras atividades”, pontua.

Ela frisa que o Solar dos Mellos renova e restaura o olhar consciente para a identidade e o perfil do macaense. "Para isso há alianças com universidades, escolas, grupos de ferroviários e outros. O museu é um marco importante, um divisor de águas, para evidenciar as raízes e a alma de Macaé”, conclui.

A 11ª Semana Primavera de Museus, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé marca também o início da proposta Primavera Cultural, na qual a cultura municipal promove integração de atividades e polos culturais em apresentações simultâneas, até 21 de Dezembro.

O Solar dos Mellos fica na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.