Sucesso da Festa do Sana supera expectativas

11/07/2005 18:21:42 - Jornalista: Catarina Brust

Turistas de todo o país lotaram o Sana neste fim-de-semana (8, 9 e 10) para participar da tradicional festa do 6º Distrito macaense. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB), assistiu o rodeio no sábado e no domingo à noite, acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes. O grupo de reggae maraenhense, Tribo de Jah, encerrou a festa no domingo.

A maioria da população do Sana ressaltava que nunca uma festa tinha atraído tantas pessoas, principalmente no domingo. Apesar da chuva na sexta-feira, e principalmente no sábado, os turistas circulavam pelo distrito e movimentaram o comércio local. As pousadas e os campings ficaram lotados.

Foram realizados espetáculos no Centro Cultural Emílio Gato, na praça da Igreja Católica e na área adquirida pela prefeitura, onde será construída a nova Escola Municipal do Sana e o campo de futebol, a partir do segundo semestre desse ano. No Centro Cultural uma exposição fotográfica sobre a história do Sana, apresentações teatrais e capoeira atraíram o público à tarde. Na praça o grupo Sam-bando, composto por crianças, adolescentes e adultos mostrou todo o talento da comunidade local na percussão.

Na sexta-feira, os grupos Cinco Elementos e Som da Mata, formado por moradores locais, apresentou músicas nacionais, e o grupo macaense Impressão Reggae levantou o público. No sábado o secretário de Interior, George Jardim, e o vereador Paulo Paes, acompanharam a Cavalgada, que chegou ao distrito por volta das 14h. À noite, a festa começou com um desfile de modas, das lojas locais apresentado pelas crianças e jovens do Sana. O cover do cantor Leonardo, Lian, animou a galera em seguida.

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, abriu o rodeio da Companhia Marca 70 no sábado à noite, desejando boa sorte aos peões e ressaltando que este era apenas o primeiro rodeio de muitos que virão. No domingo à noite Riverton Mussi assitiu a queima de fogos e a apresentação dos peões que montaram touros e cavalos, e fizeram a alegria da criançada.

Os shows de Dom Luiz Rasta, reggae, e Raiz do Sana, forró, foram o ponto alto da festa no sábado. O show do grupo maraenhense de reggae, Tribo de Jah, levou milhares de pessoas ao Sana no domingo à noite. Por mais de uma hora, os visitantes curtiram as músicas do último CD Tribo de Jah-Guerreiros da Tribo, o décimo da carreira da banda. O grupo tem quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial, apenas numa vista. Fauzi Beydoun, guitarra base, vocal e compositor é o único integrante que não é cego. Foi ele que fez um agradecimento especial ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi, por trazer a banda ao Sana.