Tamanduá Mirim adulto resgatado é solto em Macaé

21/01/2020 12:03:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Divulgação

Essa foi a primeira vez que um tamanduá mirim adulto foi resgatado pelo setor

Pela primeira vez, um Tamanduá Mirim adulto foi resgatado e solto pelo Setor de Fauna, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, numa ação conjunta com a Guarda Ambiental, da Secretaria de Ordem Pública. O animal, que é típico da região, foi uma das espécies soltas, nesse início de semana, no Parque Nacional de Jurubatiba. Além dele, foram resgatados, ainda, uma saracura três potes, uma coruja caburé e uma coruja buraqueira.

"Nunca resgatei um tamanduá mirim desse porte, bem adulto, já grande, velho. Já resgatamos mais de 50 tamanduás, mas desse tamanho, foi a primeira vez. Os animais foram avaliados por biólogos e veterinários voluntários, que sempre nos ajudam nas solturas", ressalta Fernando Barreto, coordenador desse setor. Segundo ele, todos os resgates foram feitos nesse mês e 90% no perímetro urbano.

Muito comum na região, principalmente no período de calor, o aparecimento de gambás deu uma diminuída, segundo explica Fernando, mas, em compensação, o número de aves resgatadas aumentou.

"Tem aparecido diversas espécies, como o gavião, porque de agosto a janeiro é a época da choca das aves. Temos recebido muitos filhotes de pássaros, que foram comprados, que caíram do ninho. E todo esse trabalho é feito com apoio da Guarda Ambiental de Macaé e do Centro de Reabilitação de Rio das Ostras, que tem feito um serviço voluntário. A equipe já salvou cachorro do mato, que estava quase morto, e outras espécies. Tem nos ajudado muito e somos muito gratos", observa Fernando.

Os pontos exatos de soltura dos animais geralmente não são divulgados, para evitar a presença de caçadores e para impossibilitar que ocorra superpopulação em áreas pré-determinadas. Quem quiser socorrer animais silvestres, encontrados na área urbana, pode fazer contato com a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (22) 2762-4802 ou 2772-3571, ou com a Guarda Ambiental: (22) 99970-9770.


Fotos Relacionadas