Tarde de Integração da Terceira Idade lota o Teatro Municipal

03/05/2005 17:58:50 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Tarde de Integração da Terceira Idade reuniu mais de 500 pessoas no Teatro do Centro Macaé de Cultura, na tarde desta terça-feira. O evento, que acontece todas as primeiras terças-feiras do mês, busca integrar os treze grupos da terceira idade de Macaé, trazendo também idosos de cidades vizinhas como Carapebus e Conceição de Macabu, e dos distritos da região serrana, como Glicério.

Segundo um dos organizadores do evento e coordenador do grupo Alvorecer, João Batista de Carvalho, de 63 anos, através de lazer, ginástica, palestras, excursões, passeios e terapias ocupacionais, como bordado, artesanato, crochê, pintura e outras, o idoso é literalmente “libertado” do sedentarismo.

Em palestra logo no início do evento, a médica Jane Edde foi enfática: “Nós envelhecemos à medida que nos estressamos, nos alimentamos mal e não fazemos exercícios físicos”. Ela aconselhou os idosos a andar, atividade que oxigena as células do organismo e a fazer hidroginástica. “O melhor amigo das mulheres é a água e o maior inimigo é o sol que destrói a pele e desidrata”, explicou a médica que pertence à coordenação dos direitos da mulher.

Para a aposentada Terezinha de Paula Alves, de 73 anos, participar das reuniões e dos eventos lhe acrescentou muitas amizades. “Por causa disso, a solidão e a depressão que eu sofria ficaram de lado”, afirma. Para Maria Consuelo de Carvalho, de 68 anos, que participa do Alvorecer há quatro anos, participar do grupo lhe faz sentir-se útil, pois, segundo ela , faz bem à saúde e evita a tristeza. Quem estiver interessado em participar destes grupos, basta procurar a Fundação Macaé de Cultura