Técnicos do CCZ ministram palestra sobre arboviroses no IFF

16/08/2017 09:32:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Objetivo é que estudantes se tornem multiplicadores de informações

Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, vão ministrar a palestra "Estratégias e Controle de Arboviroses no Município de Macaé", no dia 19 de agosto, no Instituto Federal Fluminense (IFF), das 8h às 13h. A atividade faz parte do sábado letivo da instituição.

De acordo com informações do coordenador administrativo do CCZ, Flávio Paschoal, os técnicos vão mostrar aos estudantes quais são as doenças transmitidas pelas arboviroses (doenças transmitidas ao homem por picadas de mosquitos) que incluem o vírus da dengue, zika vírus, chicungunha e febre amarela.

- Nós vamos realizar atividades práticas com os estudantes e ainda mostrar por meio de um microscópio o mosquito. Na ocasião, falaremos sobre o panorama entomológico do município, ou seja, quais os locais onde o índice de infestação do mosquito é maior, explica, acrescentando que os técnicos farão também uma vistoria pelo IFF, com o objetivo de verificar os locais que podem ser possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. É importante que os estudantes tenham informação correta para que possam ser multiplicadores e coloquem em prática o que foi passado durante a palestra e na demonstração prática -, pontuou.

Uma das organizadoras da atividade interdisciplinar, a professora de Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Gleice Quintanilha, conta que o objetivo da atividade é proporcionar aos alunos um momento diferente fora da sala de aula.

- Vão participar todos os alunos do IFF do 2º e 3º anos. Essa atividade é uma forma de passar conhecimento atual, como é o caso das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes e ainda mobilizá-los e levar mais informações recentes sobre o assunto, ressalta.

Quem quiser mais informações, tirar dúvidas, solicitar visitas dos agentes ou palestras pode entrar em contato pelo telefone: 0800 022 6461 ou pelo email: ccz@yahoo.com.br.


Fotos Relacionadas