Prefeitura Municipal de Macaé

Termina sexta edição do curso de redução de danos

2017-12-06 17:16:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto de pessoas na sexta edição do curso de redução de danos
Foto: Divulgação
Vinte e quatro aulas foram ministradas por profissionais de saúde

Terminou nesta terça-feira (5), no paço municipal, a sexta edição do curso de redução de danos ao uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas, da Escola de Redução de Danos Peito de Pombo. Foram 24 aulas ministradas por profissionais vinculados à área de saúde mental, para 32 agentes da rede de saúde e de desenvolvimento social, estudantes de psicologia, serviço social e direito, além de funcionários da Câmara Municipal e representantes de entidades federais.

Esse curso teve início no dia 13 de junho e ocorreu de 13h30 às 17h de todas as terças-feiras dos meses subsequentes. Foi uma ação da Coordenadoria Geral de Políticas sobre Drogas (CGPOD). Para a psicóloga desse órgão público municipal, Helen Mareli, e a assistente administrativa, Débora Bartolomeu, os alunos reconheceram a Escola de Redução de Danos como um importante dispositivo de fomento, observação, discussão e avaliação da política municipal de álcool, tabaco e outras drogas.

A psicóloga Flávia Luz, de 37 anos, que trabalha no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da secretaria de Desenvolvimento Social, foi uma das alunas desse curso. "O que me motivou a desenvolver aprendizado nessa esfera foi buscar auxílio oportuno para atender melhor as mulheres vítimas de violência, por parte de agressores usuários de álcool e outras drogas", afirma.

Flávia comenta que o curso também aumentou a proximidade entre os servidores e proporcionou maior conhecimento do trabalho feito pelos colegas em suas diferentes áreas de atuação.

Entre as aulas, o tema "Ética e Redução de Danos" trabalhou com conceitos sobre como o profissional deve tratar questões relacionadas à diminuição de prejuízos, provocados pelo álcool e outras drogas, com o necessário profissionalismo. Este assunto foi ministrado pela assistente social e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cristina Brites. Já a psicóloga Ângela Guimarães referiu-se ao tema nos sistemas familiares, no qual enfatizou informações sobre a célula familiar e o drama das drogas.

O Curso de Redução de Danos proporcionou aos seus alunos certificação pela Secretaria Adjunta de Qualificação Básica (o antigo Cetep).

Busca

Acesso Rápido

Destaque