Todos contra Aedes aegypti

30/11/2015 13:26:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

População ajuda prefeitura a combater transmissor do vírus da dengue, zika e chicungunha

A secretaria de Saúde reforça as ações de monitoramento e combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chicungunha. O trabalho é executado por um exército de 130 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Diariamente, os agentes percorrem os bairros da sede do município e da região serrana, fazendo visitas em imóveis residenciais e comerciais e em pontos estratégicos, como serralherias, borracharias e empresas. Além do trabalho de campo, o CCZ conta ainda com três máquinas termonebulizadoras (fumacê) e duas móveis.

Segundo o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, durante as visitas os agentes encontram muitas casas fechadas e recusa dos moradores. “É importante que as pessoas recebam os agentes, que estão uniformizados e identificados. Os dados mostram que 98% dos imóveis positivos para o Aedes aegypti são residenciais", alertou.

Ele acrescentou que os depósitos de água para consumo humano que ficam ao nível do solo, como caixa d' água, tonel, tambor e barril, representam cerca de 50% dos criadouros positivos (onde são encontradas as larvas do Aedes). Em segundo, são os depósitos móveis ao nível do solo, vasos e pratos de planta, bebedouro de animais e baldes.

- A colaboração da população é fundamental para que no próximo verão a cidade não sofra com uma epidemia. Hoje, a preocupação não é só com a dengue, pois o mosquito Aedes aegypti também é transmissor da zika e chicungunha - frisou.

A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, garantiu que no próximo mês o CCZ ganhará o reforço de três veículos, sendo dois doados pela Secretaria de Estado de Saúde e um adquirido pela Secretaria de Saúde de Macaé. Já no dia 15 de dezembro, será realizado o treinamento "Todos juntos contra a dengue, zika e chicungunha". A atividade será voltada para os agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde.

- A nossa meta é melhorar sensivelmente as medidas de combate à dengue, procurando a diminuição dos potenciais recipientes para o desenvolvimento das larvas do inseto e, consequentemente, os casos das doenças. Além do nosso trabalho, a população também tem papel importante de prevenção. Alguns cuidados simples podem ser tomados por todos em suas residências para evitar o acúmulo de água parada, que é onde o inseto se reproduz -, disse.

Além das visitas para verificação e eliminação dos criadouros, também está sendo feita a pulverização dos canais que cortam alguns bairros para eliminar as larvas do Culex (pernilongo).



Carro fumacê percorre bairros

O controle químico com carro fumacê foi realizado nesta segunda-feira (30) no Visconde de Araújo e mais tarde, às 18 horas, na Ajuda de Baixo, na terça (1º) será na Nova Malvinas às 6 horas; na quarta-feira (2) na Aroeira às 6 horas e no Jardim Franco às 18 horas; na quinta-feira (3), no Miramar às 6 horas e na Ilha da Caieira às 18 horas.

Nesta segunda-feira (30), o mutirão para controle do Aedes aegypti ocorre na Ilha da Caieira, Ladeira de Santana, Bosque Azul e Centro.

Já desta segunda-feira (30) até sexta-feira (4), diversas ações de combate ao Culex, roedores e Aedes aegypti ocorrem nos bairros Botafogo, Aroeira, Novo Cavaleiros, Nossa Senhora da Glória, São Marcos, Ajuda de Baixo, Jardim Esperança, Virgem Santa, Horto, Aroeira, Fronteira, Ladeira de Santana, Bosque Azul, Visconde de Araújo, Nova Malvinas, Aroeira, Miramar, Ajuda de Baixo, Jardim Franco e Ilha da Caieira.