Torneio de Robótica agita Feira do Conhecimento

09/12/2016 17:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Competição contou com a participação de 30 equipes de Macaé e outras cidades

O fim do ano letivo para os estudantes da rede municipal está sendo marcado por programações que envolvem a ampliação de saberes e troca de experiências. Um dos espaços que está sendo visitado pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio (CAp), e até a garotada da Educação Infantil é a Cidade Universitária que, até este sábado (10), vai abrigar a Feira do Conhecimento. O local também está recebendo a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League.

O torneio foi aberto nesta sexta-feira (9) e tem como destaque o desafio Animal Allies (animais aliados). Cerca de 30 equipes de cidades como, São Caetano do Sul (SP), Pindamonhangaba (SP), Niterói, Rio das Ostras, Italva, Rezende, Rio de Janeiro e São Paulo estão participando, além dos representantes dos colégios municipais de Macaé: Sana, Eda Daflon, Natálio Salvador Antunes, Polivalente Anísio Teixeira, Ancyra Gonçalves Pimentel, Paulo Freire e o Colégio de Aplicação (CAp).

O ambiente na Cidade Universitária é marcado pelo entusiasmo dos participantes que, com jeito de futuros cientistas, se dividem em arenas para competir. Sob a mira de mais de dez juízes especializados, a garotada na faixa de 9 aos 16 anos, mostra na prática o que eles aprendem.

Ansiosos, os alunos das escolas públicas e privadas, se uniram não apenas para as competições de robótica, mas para as apresentações de pesquisas científicas. A equipe CyberCyra, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, era uma das mais atentas. Responsáveis pela elaboração do projeto "Sharkcyber" eles apresentaram com disciplina o tubarão robótico, que poderá fazer a proteção da área do mar destinada a corais e plataforma de petróleo.

Os alunos do Colégio Municipal Sana, a equipe "Sanandroid" apresentaram o projeto "Animalizando" que destaca de forma dinâmica e divertida a importância dos animais. Outra turma que fez questão de socializar foi a do Colégio Municipal Eda Daflon. Os "Robóticos Daflon" apresentaram o projeto "Insecdroid". A pesquisa é sobre um protótipo da semente da planta crotalária, que atua na identificação da larva do mosquito da dengue. O trabalho também foi desenvolvido na escola durante campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

Corredor Maker - Paralelo ao torneio regional First Lego League, o programa InovareAprender também promove o Corredor Maker. Na oportunidade, são realizadas oficinas de animação, circuitos eletrônicos, arduíno, prototipagem em 3D, APP´s e game. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a buscar soluções inovadoras para situações da vida real.

As melhores equipes da fase regional receberão troféus e medalhas, além de garantir uma vaga na etapa nacional, em 2017. O torneio FLL é realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a instituição americana First e o Grupo Lego da Dinamarca, com apoio da Secretaria de Educação e Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Feira do Conhecimento - Durante a feira, os alunos da rede municipal estão tendo a oportunidade de ampliar os horizontes e obter mais informações sobre educação com foco para cursos e pesquisas produzidos pelos universitários e muitas novidades ligadas à tecnologia e cultura. Além disso, eles estão tendo a oportunidade de viajar no mundo da leitura com a atuação do grupo HistoriArte, que atua na Biblioteca sobre Rodas, espaço itinerante dedicado a literatura, que é dotado de cerca de mil títulos entre contos, poesias, imagens, fábulas, histórias sobre folclore e literaturas africana e indígena.