Transportes participa de Fórum Nacional em BH

21/06/2005 16:02:21 - Jornalista: César Dussac

Estão em estudos na secretaria municipal de Transportes as propostas apresentadas no 57º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, realizado em Belo Horizonte (MG), nos dias 09 e 10 de junho. Com mais de 44 cidades, incluindo-se 20 capitais, Macaé foi representada pelo secretário Fernando Magalhães.

- Foram debatidos aspectos como a instabilidade social em face de aumentos de tarifa, tendo como exemplo o quebra-quebra de ônibus em Florianópolis (SC), e medidas de combate à fraude no Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), cobertura financeira de gratuidades e formas criativas de tratamento na formação da tarifa e os crescentes custos dos insumos do serviço de transporte público. Também mereceu destaque a necessidade dos órgãos gestores assumirem mais efetivamente a função de regulação do STPP -, disse o secretário.

As propostas relacionadas na Carta de BH, referentes ao âmbito dos próprios órgãos gestores, abrangem o estabelecimento de reajuste da tarifa a partir da cesta de preços de insumos e após a definição de tarifa técnica (estabelecida como referencial), baseada em parâmetros e custos locais e em sistema otimizado tanto do ponto de vista da operação quanto da rede operada. Ficou acertado que, quanto à planilha de custos, seu formato deve ser o mesmo para todos os órgãos gestores, com os parâmetros e custos-insumos pesquisados a nível local.