Tratamentos alternativos contribuem para saúde e bem-estar

25/05/2017 09:52:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Homeopatia, acupuntura, auriculoterapia e outras técnicas são oferecidas gratuitamente

Levar em consideração aspectos físicos, emocionais e ambientais dos pacientes de forma humanizada e integral faz parte do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Núcleo Municipal de Saúde Integrativa, da Secretaria de Saúde de Macaé. Pioneira na região, Macaé oferece à população vários tratamentos com médico homeopata, acupunturista e auriculoterapeuta, fisioterapeuta, massoterapeuta, psicólogo e naturólogo. O atendimento é feito de forma espontânea ou por encaminhamento.

De acordo com a farmacêutica homeopata Moema de Azambuja Ribeiro, neste primeiro quadrimestre de 2017, foram realizados 12.099 atendimentos, entre consultas e procedimentos. Ela explica que a primeira consulta é feita pelo médico homeopata, que assiste o paciente de forma integral: mente, corpo e alma. A partir deste atendimento ele é encaminhado para o tratamento específico.

A unidade oferece diversos tratamentos como massagem terapêutica, reflexologia, reiki, floral, auriculoterapia, ventosa, acupuntura, inserção de agulha, moxa, eletroestimulação, sangria, terapia individual e em grupo, arteterapia e orientação familiar.

Com 14 semanas de gestação, Geciane Rodrigues, que possui uma hiperlordose, estava com muitas dores. "Com o tratamento de ventosa terapia, as tensões musculares e as dores diminuíram e consigo relaxar", afirma.

A massoterapeuta Jussara Natalino explica que a ventosa é uma técnica milenar da medicina chinesa que utiliza a sucção, estimulando a circulação, o relaxamento da musculatura e o alívio dos sintomas de dores.

Já a auxiliar de secretaria, Adriana Dutra, está no primeiro atendimento. Ela, que sofre diariamente de dor por conta da fibromialgia, passou pela consulta com a médica homeopata e acupunturista, Maria Inês Coelho. Em seguida, iniciou o tratamento com a técnica de auriculoterapia, utilizada para tratar diversos sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha. "A minha expectativa é melhor com os tratamentos oferecidos na unidade", diz.

O Núcleo de Saúde Integrativa está localizado na Rua Alfredo Backer, 433, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h30.


Fotos Relacionadas