Treinamento na Incubadora de Cooperativas enfoca a relação de trabalho

23/05/2005 15:01:30 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Todo empreendimento requer estratégias para impulsionar seu crescimento. E no cooperativismo não é diferente. Pensando nisso, a coordenação da Incubadora de Cooperativas, vinculada à secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), inseriu dentro de seu planejamento estratégico um treinamento focado nas relações humanas e atitudes profissionais. O primeiro, aconteceu na segunda semana de maio e prossegue no próximo mês.

O treinamento foi ministrado por uma equipe multidiciplinar da Incubadora composta por uma psicóloga, uma assistente social e uma psicopedagoga. Vinte e dois membros da cooperativa de garçons participaram da primeira turma.

Os assuntos foram abordados em três etapas. A primeira, enfocou o cooperativismo e o trabalho em equipe. A postura profissional como o atendimento ao cliente, o asseio, como lidar com o cliente crítico, e a importância do retorno às ligações.

A valorização das ações da cooperativa, como comparecimento às reuniões, foi abordada sob o tema do comprometimento. O treinamento terminou com assuntos sobre percepção e relacionamento interpessoal. “Trabalhamos o tema com dinâmicas, exercícios em grupo e apresentação de um filme”, relata a consultora da Incubadora, Aline Azeredo Barbosa.

Para Aline, o treinamento foi importante para integração do grupo. “Muitos só se encontram quando há festas”, diz. Segundo ela, a proposta é, através dos treinamentos, padronizar os serviços da cooperativa de garçons. Para isso, um novo treinamento está programado para Junho. Nele, será trabalhada a parte técnica de como servir, a forma de colocar os talheres, e a abordagem. “Todos oferecendo os mesmos serviços, com o mesmo padrão de qualidade. A contratação será coletiva”, conta a consultora.

Esse treinamento visa também orientar os cooperados sobre assuntos que precisam ser relembrados a todo instante, no dia-a-dia, frisa Aline. De acordo ela, a cada 15 dias, um novo encontro será realizado. Desta vez, são os próprios cooperados que trarão o tema a ser debatido. “Eles vão trazer os problemas que mais afligem o grupo e, assim, promover a integração, disseminando os conflitos”, aposta Aline.