UFF, FeMASS e UFRJ ampliam programa de reciclagem de lixo

21/09/2017 14:41:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Estão sendo coletados papéis e papelões descartados no campus

A gestão sustentável tem sido rotina na Cidade Universitária, com destaque ao programa de coleta e reciclagem do lixo produzido no campus, implementado pelo Instituto de Ciências da Sociedade (ICM), da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Macaé. O programa está sendo ampliado em parceria com a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estão sendo coletados papéis e papelões descartados que são entregues aos catadores credenciados com apoio da Pilar Assessoria – empresa especializada em gestão administrativa qualificada e ambientalmente sustentável. A ação foi pensada devido ao grande consumo de materiais que geram lixo dentro do campus, onde circulam, por dia, aproximadamente, seis mil pessoas.

O programa de coleta e reciclagem desses materiais descartados no campus foi implementado no primeiro semestre deste ano. O diretor do ICM-UFF, Daniel Arruda Nascimento, explicou que, além de produzir recursos para a universidade, o programa visa oportunizar o descarte inteligente e contribuir para a valorização e geração de renda dos catadores locais.

- A ideia é que cada instituição estabeleça um ponto de coleta e todo o material recolhido seja entregue conjuntamente e os recursos obtidos com esta ação, divididos – disse o diretor da UFF.

Atualmente, o ponto de coleta de papéis e papelões na Cidade Universitária está no Almoxarifado, no térreo do Bloco A. O lixo reciclável deve ser depositado, voluntariamente, por alunos, professores e técnicos que trabalham no polo universitário.

A população interessada também pode contribuir. Daniel Arruda informou que, quem quiser trazer o lixo reciclável produzido em suas casas pode deixar no ponto de coleta no campus, que terá o mesmo destino, afinal, os recursos provenientes do programa são aplicados no interesse da coletividade, conforme finalidade decidida em reunião do Colegiado de Unidade. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.