UFRJ colabora para a qualificação do professor

04/05/2016 11:45:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

UFRJ e outras instituições parceiras da prefeitura contribuem para o sucesso de projetos

Momentos de crise, quando aproveitados para estreitar parcerias, aprimorar a colaboração institucional e impulsionar a criatividade devem ser encarados como oportunidade. É dessa forma que o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e demais instituições parceiras, pretendem integrar um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), conjugando ações em diversos níveis. Por isso, a UFRJ, decidiu prorrogar até a próxima terça-feira (10), as inscrições para os cursos de extensão do Projeto Universidade-Escola deste 1º semestre, no núcleo do bairro São José do Barreto (Nupem).

O Projeto Universidade-Escola é uma proposta de extensão da UFRJ voltada a professores dos ensinos Fundamental e Médio das redes pública e privada da região. O objetivo é construir interfaces de saberes, tendo como meta uma maior troca de conhecimentos entre professores e alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ/Macaé e os professores que atuam nas escolas.

Para se inscrever, basta preencher um formulário na página da universidade: http://www.macae.ufrj.br/nupem. Os interessados no curso número quatro, Mudanças Climáticas Ensino/Pesquisa (quintas-feiras, dia 5 de maio, horário 7h30min, local: NUPEM) precisam fazer isto até quarta-feira (4), às 18 horas.

Confira os demais cursos disponíveis: curso número dois, História da América Independente, dia 12 de maio, horário 14h30min, local NUPEM; curso número três, Práticas em Ciências: características dos ambientes aquáticos Macaé, terças-feiras, início 7 de junho, horário 9 horas, local NUPEM; curso número cinco - Ciências Ambientais e Conservação, quartas-feiras, 11 de maio, horário 9h30, local NUPEM; curso número seis - Uso de Equipamentos no Laboratório Ciências, terças-feiras, 17 de maio, horário 9h, local NUPEM e Escola Polivalente; curso número dez - Ética e cidadania na escola, quintas-feiras, início dois de junho, horário 14h30, local: NUPEM; curso número 11, Trabalhando com Artesanato, terças-feiras, início 10 de maio, horário 18h (Casa do Idoso - Imbetiba Macaé). Para mais informações é necessário enviar um e-mail para extensao@nupem.ufrj.br.

Investigação Científica - Além dessa formação, até o dia 24 de maio, está acontecendo às terças-feiras, desde o dia 12 de abril, o ‘Curso Investigação Científica na Educação Básica da UFRJ Campus Macaé’. Esse projeto de extensão comunitária é ministrado pelos professores Bruno Monteiro, Leonardo Moreira e Nilcimar Souza. Fora a carga horária presencial de 80 horas, soma-se ainda 12 horas de atividades on-line a esta qualificação que foi aberta a educadores da rede municipal, estadual e particular.

A expectativa pelo crescimento do nível de qualidade do Projeto do IMCT de Apoio às Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio neste ano é grande, em decorrência desse curso Investigação Científica. Um dos três pilares do instituto é a política de popularização da ciência. Esse curso, segundo os gestores da Feira, é uma oportunidade para que os professores adquiram novos instrumentos para orientar seus alunos em metodologia de pesquisa, porque muitos se sentiam inseguros como orientadores desse tipo de trabalho.