Unidades do Cemeaes entram em recesso a partir de sexta

13/07/2017 16:41:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Cerca de quatro mil alunos são atendidos pelos Centros Especializados

Cerca de quatro mil alunos atendidos nas quatro unidades do Centro Especializado ao Escolar (Cemeaes) estarão de recesso a partir desta sexta-feira (14). O retorno das atividades será na segunda-feira (31). As secretarias das unidades estarão abertas para atendimento aos alunos, pais ou responsáveis e para novas matrículas, a partir da sexta-feira (21), das 8h as 17h.

Para fazer a matrícula é necessário apresentar cópia da carteira de identidade, certidão de nascimento, cartão de vacina em dia, comprovante de residência, foto 3x4, atestado medico (para atividade esportiva) e encaminhamento da escolas para os alunos que necessitam de atendimento especializado/clinico.

Segundo o coordenador do Centro Especializado ao Escolar, José Carlos Crespo, o Cemeaes também cumpre o calendário escolar de recesso por ser um centro de apoio aos alunos da rede de ensino. "Os alunos entraram de férias nas unidades escolares e também no Cemeaes. Vamos aproveitar o recesso para organizar os espaços recebendo a equipe de manutenção que vai preparar as unidades para volta as aulas, fazendo os ajustes necessários para dar conforto e qualidade aos nossos atendidos", explicou.

O Cemeaes oferece atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, acompanhamento pedagógico, aulas de educação física (com foco para psicomotricidade), futebol e dança, com vertente pedagógica (balé clássico, jazz, dança contemporânea, hip-hop, danças regionais e dança criativa). Os estudantes das escolas, em horário parcial, participam das atividades no contraturno da escola. Já os de horário integral são atendidos em horários agendados entre a escola e o Cemeaes.

A coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação desenvolve trabalhos e atendimentos especializados com alunos que apresentam algum tipo de deficiência, em parceria com o Cemeaes. Hoje, cerca de 800 alunos são atendidos por 77 professores de Atenção Educacional Especializado que tem a função de complementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias para o desenvolvimento de sua aprendizagem. A educação especial acontece em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo os professores como parte integrante do processo educacional.

As unidades do Centro Especializado ao Escolar ficam localizadas no Centro, na Rua Nova Aurora, n°71; na Barra de Macaé, na Rua Hildebrando Alves Barbosa, n° 545; no Parque Aeroporto, na Rua Ana Maria Teixeira, n°55 e na Serra, em Córrego do Ouro, na RJ-162, n° 736.


Fotos Relacionadas