Unidades habitacionais prontas para colocar telhado

11/08/2005 17:11:54 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Até o final do mês, serão colocados os primeiros telhados nas casas populares que estão sendo construídas no Bosque Azul, na Ajuda de Baixo.Trintas casas de um quarto já estão com a alvenaria pronta para receber o telhado. Vinte estão com as paredes sendo erguidas e, em uma semana vão estar concluídas. As casas fazem parte das 307 unidades que prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras, está construindo numa área de 600 mil metros quadrados. Além das casas de um quarto, haverá também unidades de dois quartos e sete casas adaptadas para portadores de necessidades especiais.

No local, já foi erguida a casa de dois quartos que servirá de modelo para as demais. No canteiro de obras, 25 pessoas da comunidade estão em treinamento. Após essa etapa eles passarão para a fase de produção. O treinamento está sendo aplicado já que a prefeitura optou por uma tecnologia diferente, desconhecida para os trabalhadores. Dez deles já dominam a técnica, aprendida no canteiro de obras.

O sistema de encaixe modular permite a construção de uma casa em oito dias, numa fabricação em série. Não utiliza emboço, nem reboco. O sistema tem um alinhamento e o prumo perfeito. Este sistema de encaixe permite fazer a instalação das esquadrias das janelas simultâneo ao levantamento das paredes. A precisão é tão perfeita que se as esquadrias não tiverem bem colocadas, os tijolitos não conseguem ser encaixados. As casas populares serão entregues até o final do ano e serão destinadas às famílias atingidas pela enchente, no Aterrado do Imburo, Nova Esperança, Colônia Leocádia e Piracema.