UPA da Barra retoma atendimentos clínico e pediátrico nesta segunda

09/05/2021 15:54:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Secretaria de Saúde

Equipes trabalham na limpeza e desinfecção de todos os ambientes da UPA da Barra

A Unidade de Pronto Atendimento da Barra está fechada, excepcionalmente, neste domingo (9), e o motivo é cuidado com a saúde da população. Todas as salas, leitos, paredes e equipamentos da UPA estão sendo higienizados conforme as técnicas de limpeza e desinfecção, uma vez que nesta segunda (10) a unidade volta a atender os pacientes na Clínica Médica, Pediatria e internação de casos que não são de coronavírus. O objetivo da higienização é garantir que o atendimento seja feito com segurança em todos os ambientes da unidade.

No sábado (8), as equipes finalizaram a transferência dos pacientes internados com Covid-19 para o Hospital Público Municipal (HPM). “A medida é de extrema importância para o retorno seguro do atendimento à população”, disse a diretora médica da UPA da Barra, Mayara de Souza Machado Tebaldi.

Os atendimentos ambulatoriais e de internação estavam suspensos na UPA da Barra desde 27 de março, quando a unidade passou a funcionar, apenas, como Centro de Triagem da Covid-19 (CTC). A retomada regular na unidade amplia os serviços de saúde de alta e média complexidades à população que precisa de outros atendimentos de urgência e emergência. Além disso, a taxa de ocupação de leitos no município vem decrescendo nos últimos dias.

A medida não compromete o atendimento aos pacientes de Covid-19, uma vez que o município mantém o atendimento na rede pública municipal e outras ações no enfrentamento à pandemia. Os Centros de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé funcionam no antigo Centro de Saúde Jorge Caldas, na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro, e na Unidade da Região Serrana.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a ação é flexível e, se houver nova necessidade, a UPA pode retornar a ser CTC. A UPA da Barra é uma unidade de pronto atendimento 24 horas, funcionando ininterruptamente todos os dias. Está localizada à Rodovia Amaral Peixoto, quase em frente ao Batalhão da Polícia Militar (BPM) e ao Estádio Claudio Moacyr de Azevedo.


Fotos Relacionadas